Conecte-se conosco

Colunistas

Gestão de custos

Dênio Benfica

Publicados

em

A chave para a perpetuidade e para o sucesso dos negócios é conhecer bem afundo cada detalhe e cada indicador da empresa. E é nesse ponto que a gestão de custos deve ser acompanhada bem de perto.

É preciso ter um olhar clínico e uma capacidade de tomar decisão rapidamente, pois pode ser que seja preciso ajustar as velas caso comece a fugir da rota. Embora esse assunto seja de grande relevância para qualquer tipo de negócio, muitos empresários negligenciam essa gestão e esse controle.

O sucesso de uma empresa não está relacionado apenas às suas vendas. Mas sim a uma gestão eficiente de custos e de recursos. Ai é onde começa o sucesso financeiro do seu negócio.

A gestão de custos diz respeitos a todos os recursos financeiros disponibilizados para funcionamento da empresa. É importante atentar que vai desde a compra de um simples parafuso até mesmo a uma máquina ou equipamento de algumas centenas de milhares de reais.

Veja como é importante ter esse controle e fazer essa gestão de custos da forma certa. Vejo muitos empresários delargando à gestão de custos ao invés de delegar essa tarefa. Como se trata de um processo muito delicado e que exige muita responsabilidade, a gestão de custos não deve ser delargada nas mãos de terceiros.

O processo precisa ser executado por alguém que tenha capacidade, que seja de confiança e que saiba criar, mensurar e analisar os indicadores.

Como a gestão de custos produzirá indicadores para tomada de decisão, o empresário precisa ficar com uma lupa analisando os indicadores pelo menos uma vez por semana. Essa ação irá minimizar possíveis impactos caso o caminho comece a ser desviado, e ainda reduzirá os esforços para uma retomada da rota.

Outra ação muito importante no que diz respeito à gestão de custos, é a separação das despesas por centros de custos, quando o empresário faz essa separação, ele consegue analisar melhor os indicadores, consegue fazer ajustes, consegue fazer cortes, fazer readequações de acordo com as necessidades do negócio no momento.

Uma vez definido os centros de custos, outra ação necessária para ajudar na gestão de custos é a definição de metas. Não é só o setor de vendas que precisa de metas.

Quando falamos em gastos e despesas, metas é algo fundamental, se o empresário não controla quanto gasta, ele não controla quanto ganha. E isso pode ser fundamental para a perpetuidade do negócio.

As metas além de serem grandes indicadores de desempenho, também ajudam a monitorar os resultados, pois elas são balizadores, pontos de referência do estado desejado, e caso algo esteja fora do planejado, possibilita tomar medidas corretivas para ajustar o percurso.

Você faz gestão de custos em seu negócio; e em sua vida pessoal?

Quais os benefícios da gestão de custos?

  • Diminuição dos riscos do negócio;
  • Precificação e competitividade;
  • Queda nos gastos;
  • Aumenta da lucratividade;
  • Maior controle gerencial;
  • Mais clareza para tomada de decisão.

Erros comuns cometidos na gestão de custos:

  • Não levar em conta perdas e furos de estoque;
  • Não saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízo;
  • Misturar contas de pessoa física com jurídica;
  • Não calcular e controlar o custo dos produtos ou serviços;
  • Preço de venda baseado no mercado e não nos custos;
  • Falta de investimento em tecnologias.

Dentre os principais custos de um negócio, podemos destacar: mão de obra, infraestrutura, transporte, impostos, matérias primas e encargos sociais.

Uma gestão de custos eficiente tem o objetivo de fazer as empresas gastarem menos e ganharem mais. Em um mercado tão competitivo como o que vivemos atualmente, essa gestão detalhada é que ajudarão os gestores a tomarem decisões mais assertivas.

Teve algum insight lendo este artigo? Compartilhe-o comigo no @deniobenfica ou no whatsapp (37) 99145-9936 | Eu sou Dênio Benfica, especialista em soluções criativas para pessoas e negócios. Nos vemos no próximo artigo. Até lá.

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER

 

DÊNIO BENFICA é especialista em Soluções Criativas para Gestão de Negócios

Mais lidas