Conecte-se conosco

Saúde

Gestão Compartilhada completa um mês de implantação na UPA de Nova Serrana

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

Segundo prefeito, da recepção ao paciente, passando pela presteza e qualidade no atendimento médico, limpeza e manutenção das instalações, quem busca um atendimento de urgência e emergência no local já pode observar a diferença

A gestão compartilhada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Serrana completou no último dia 20 de setembro seu primeiro mês à frente da principal unidade de saúde pública de Nova Serrana, e mudanças já podem ser notadas na unidade.

Implementada no dia 20 de agosto, a gestão compartilhada foi definida no Processo de Chamamento Público nº 009/2018, cuja vencedora foi a Organização Social de Saúde Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus (OSS HMTJ).

A OSs HMTJ, que atualmente administra a UPA é uma organização sem fins lucrativos que possui mais de cinco anos de experiência em gestão de saúde, além da certificação ONA, concedida a instituição que atendem aos critérios de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão.

Segundo o setor de comunicação da prefeitura, com o novo modelo gestor amparado pela experiência e resolutividade da OSS, o executivo objetiva melhorar da qualidade de serviços prestados aos pacientes, diminuir o tempo de espera e gerar economia aos cofres públicos.

Para o prefeito Euzebio Lago, a UPA de Nova Serrana já começa a ganhar as características anunciadas pelo atual governo. “Da recepção ao paciente, passando pela presteza e qualidade no atendimento médico, limpeza e manutenção das instalações, quem busca um atendimento de urgência e emergência no local já pode observar a diferença”. Disse Euzebio.

O prefeito ainda reforçou que as melhorias na UPA fazem parte de uma série de ações voltadas para a saúde municipal. “Esta ação, somada a outras medidas, como a abertura do município a investimentos da iniciativa privada no setor de medicina, que está proporcionando a construção do Hospital Santa Mônica; e ainda, a gestão administrativa do Hospital São José, além da ampliação do atendimento da atenção primária, com abertura de quatro Unidades Básicas de Saúde, mostram que estamos no caminho certo. Estamos avançando na Saúde em Nova Serrana, apesar das dificuldades”, afirmou o prefeito.

 Benefícios

Segundo a secretária de Saúde de Nova Serrana, Glaucia Sbampato, mesmo com pouco tempo de implementação, mudanças significativas já estão disponíveis para a população. “Já contamos com coleta de exames 24 horas, Raio X e farmacêutico também 24 horas. Já temos mais de 150 tipos de medicamentos à disposição dos usuários, os funcionários  estão todos uniformizados, e também já aumentamos em 30% o quadro de funcionários. Além disso, houve uma melhora significativa na limpeza e manutenção da UPA com a aquisição de maquinários para limpeza e higienização”. Pontuou Glaucia.

As mudanças ainda estão apenas no princípio do processo, é o que projeto o Diretor Administrativo da UPA, André Tavares (OSS HMTJ. “Teremos diversas mudanças que melhorarão o serviço oferecido à população. Podemos citar a implantação de protocolos que reduzem o tempo de permanência dos pacientes na UPA e a implantação de prontuário único do paciente, que será informatizado e trará todas as informações do quadro clínico do paciente e sua evolução, facilitando a atuação dos profissionais, seja na UPA ou nas UBSs”. Projetou.

Ainda segundo informado pelo setor de comunicação, o novo modelo de gestão da UPA também prevê maior agilidade na aquisição de equipamentos e manutenção, maior rapidez e modernidade nos serviços, prestação de contas mensal para Conselho Municipal de Saúde, plano de investimento para melhorias na UPA, melhorias físicas e estruturais e metas de qualidade no atendimento.

Leia mais...
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Mais lidas