Conecte-se conosco

Minas

Força-tarefa resgata 31 trabalhadores em situação análoga à escravidão em Campos Altos e Córrego Danta

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

Trinta e um trabalhadores em condição análoga a escravidão foram resgatados em Minas Gerais, na última semana, em operações conjuntas realizadas por Ministério Público do Trabalho (MPT), Auditoria Fiscal do Trabalho (AFT) e Polícia Federal (PF).


A principal operação aconteceu em Campos Altos, onde 29 pessoas (quatros delas eram adolescentes) trabalhavam na colheita de café. Os órgãos verificaram que esses trabalhadores eram submetidos a condições degradantes nas frentes de trabalho, sem acesso a instalações sanitárias, água potável, abrigo contra intempéries, local para realização de refeições, equipamentos de proteção individual e outras garantias mínimas para um trabalho digno.

Já em Córrego Danta, dois trabalhadores foram resgatados de uma carvoaria. Eles estavam alojados há mais de um mês em uma casa em condições precárias, sem banheiros e fonte de água potável e com alimentação insuficiente. Como não tinham acesso à água encanada, eles tomavam banho aquecendo panelas com água retirada de um riacho, em uma região de altitude em que as temperaturas, no inverno, chegam a 8°C, de acordo com o MPT.

Mesmo após os flagrantes, nem todos os trabalhadores receberam as verbas rescisórias e uma indenização por dano moral. De acordo com o MPT, até agora foram pagos R$ 150 mil em rescisões e indenizações e a negociação com os empregadores continua sendo realizada para que todos recebam os recursos.

 

Fonte: O Tempo

Foto: Ministério Público do Trabalho/Divulgação

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER

Leia mais...
Propaganda

Mais lidas