Conecte-se Conosco

Cultura

Foliões terão botão de pânico para denunciar crimes durante o Carnaval em BH

Publicado

em

A segurança no Carnaval de Belo Horizonte vai ganhar reforço com a instalação de dois totens com “botão de pânico”, para denúncias de foliões.

Duas câmeras de videomonitoramento vão ficar no alto desses equipamentos e as pessoas poderão apertar o botão para alertar a Guarda Municipal sobre possíveis assaltos, ocorrências e falar sobre outros assuntos ligados à segurança pública.

“O interlocutor será visto, em tempo real, no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP), e terá resposta imediata de um agente”, informou a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

De acordo com o secretário municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, essa será uma forma de a população se aproximar ainda mais da Guarda Municipal, já que o equipamento permitirá um diálogo direto entre o cidadão e os agentes.

“Será um canal importante para que os guardas cumpram de forma mais efetiva o papel de atuar preventivamente na segurança dos cidadãos, na defesa do patrimônio público e no combate à desordem urbana”, afirmou Zeferino.

De acordo com a PBH, as câmeras instaladas nos totens já estão sendo testadas e vão ficar em frente à Igreja da Pampulha e na praça da Savassi, dois locais de grande aglomeração de pessoas no Carnaval.

Mais câmeras

Além dos totens com botão de pânico, que serão um reforço importante para a segurança dos foliões neste Carnaval, segundo a PBH, o sistema de videomonitoramento das praças, ruas e avenidas durante o carnaval de 2020 vai ganhar reforço.

A Prodabel instalou mais câmeras de segurança em pontos movimentados durante os dias de folia. “As câmeras foram cedidas por meio de convênio com a empresa chinesa Hikivision”, informou a PBH.

“Nós conseguimos essas câmeras de forma gratuita, a custo zero. Belo Horizonte será um piloto para a utilização desses equipamentos de ponta, que possuem a mais moderna tecnologia em monitoramento”, disse o presidente da Prodabel, Leandro Garcia.

Videomonitoramento

A praça Sete e a praça da Estação também vão receber equipamentos de videomonitoramento cedidos pela empresa chinesa.

De acordo da PBH, são locais com maior movimentação de pessoas nos dias de folia. Cada praça vai receber nove câmeras cada uma.

Os equipaemntos permitem uma imagem em 360 graus, possibilitando um acompanhamento completo da movimentação ao redor, segundo a PBH.

Fonte: O Tempo

Publicidade
Publicidade

Política