Conecte-se conosco

Corpo de Bombeiros

Estouro em botijão de gás incendeia parte de casa

Avatar

Publicados

em

O rompimento de um botijão de gás de cozinha incendiou cômodos de uma casa no bairro Salgado Filho, na região Oeste de Belo horizonte, na manhã do último sábado, 28 de novembro.

Segundo informado pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), o incidente foi próximo ao Hospital André Luiz. Havia moradores na casa no momento da ocorrência, mas ninguém ficou ferido.

As chamas se alastraram pela residência, destruindo um sofá, uma cama e outros objetos de uso diário, mas não chegou a danificar a estrutura da casa de três andares, por isso a Defesa Civil não foi acionada.

Em imagens registradas por vizinhos, é possível ver fumaça preta saindo das janelas da casa, aos pés de um morro gramado.

Cuidados

O Corpo de Bombeiros ressalta que o gás de cozinha deve ser adquirido apenas em locais autorizados. O botijão deve ter o lacre inviolado, ao ser adquirido, e a mangueira e o regulador de pressão precisam estar em boas condições e dentro do prazo de validade. A mangueira não deve passar por trás do fogão.

Para checar se há vazamento, é necessário passar um pouco de água e sabão na saída de gás do botijão. Se houver formação de bolhas, há indícios de que o gás está vazando, o que deve ser corrigido com uma nova instalação. O botijão não deve ser colocado na horizontal, mesmo quando o gás estiver acabando

Caso seja notado um vazamento sem fogo, as pessoas devem ser retiradas do local e não devem ser utilizados interruptores ou aparelhos eletrônicos que possam produzir faíscas. Se o ambiente for fechado, é necessário abrir portas e janelas, e a válvula do botijão deve ser fechada e retirada.

Se não for possível localizar o vazamento – na casa de um vizinho, por exemplo – ou em caso de vazamento com fogo, as pessoas devem ser afastadas do local, a chave de eletricidade, desligada, e os bombeiros, acionados pelo 193.

Fonte: O Tempo

Foto: Divulgação CBMMG

Mais lidas