Conecte-se conosco

Governo Municipal

Em Bom Despacho sistema de saúde foi preparado para atender pacientes com Covid-19

Avatar

Publicados

em

A Prefeitura de Bom Despacho informou em nota encaminhada a imprensa que está investindo pesado em ações de combate ao coronavírus.

Segundo o executivo, desde março, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e o Executivo monitoram diariamente a situação do vírus na cidade. Profissionais da saúde pública e privada, que compõem o comitê, estão tomando decisões com base em critérios técnicos e na evolução dos dados locais.

Foi também apontado pela administração que além das ações tomadas pelo Comitê, a Santa Casa conta com 15 aparelhos para respiração e a Prefeitura adquiriu 520 testes para testar todos os pacientes com suspeita da doença.

“Estamos trabalhando para garantir a segurança da população. Somos a única cidade da região a testar todos os pacientes com suspeita de Covid-19. Isso, somado aos dados de atendimentos feitos por nossa rede de saúde, tem dado base para os profissionais do comitê e a Prefeitura tomarem decisões acertadas”, destacou a secretária de Saúde, Neide Braga.

Conforme o Boletim Epidemiológico, em Bom Despacho, apenas dois casos foram confirmados. Destes, um não teve efeito epidemiológico para a população local. No outro, o paciente foi contaminado fora do município.

Demanda ainda é pequena em Bom Despacho

Os dados repassados pela administração apontam que em um mês, a Santa Casa atendeu 233 pacientes. Destes, 45 tinham suspeita de coronavírus. Do total de suspeitos, 20 foram internados em uma ala específica, aberta só para receber casos de Covid-19. “Felizmente, nenhum dos pacientes que entraram na Santa Casa estavam contaminados”, salientou.

Foi ainda apresentado pela administração que “o Município está atendendo em média sete pacientes com sintomas gripais ou suspeita da doença por dia. Para atender essa demanda, que é pequena para uma cidade do porte de Bom Despacho, não há necessidade de uma ala inteira só para coronavírus. Por isso, a Santa Casa desmontará a ala coronavírus que existe em seu Pronto Atendimento. Se os casos suspeitos ou confirmados aumentarem, a ala será reaberta”, informou.

Além disso, se necessário, a Prefeitura montará uma unidade sentinela para atender pacientes com casos da doença. “Já estamos com tudo preparado para abrir essa unidade”, completou Braga.

Por fim foi também informado que a cidade de Bom Despacho conta com 15 Unidades Básicas de Saúde, todas preparadas para acolher pacientes com Covid-19.

Para evitar que a população procure atendimento sem necessidade e sobrecarregue o sistema, a Secretaria de Saúde ainda está disponibilizando atendimento com médico via telefone. Basta ligar 37 99106 3999. Por telefone, com base nas informações do paciente, o profissional orientará se será necessária a consulta presencial ou se o cidadão poderá se cuidar em casa.

Foto: Divulgação Prefeitura de BD

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER

Mais lidas