Eleições
Eleições: TSE tem canal para denúncia de disparos em massa no WhatsApp

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta semana, um formulário online para receber denúncias de disparos de mensagens em massa por meio do WhatsApp, durante as eleições municipais.
Pela primeira vez, nas eleições deste ano, o disparo de mensagens em massa foi expressamente proibido pela Justiça Eleitoral na norma sobre propaganda eleitoral. Os termos de uso do WhatsApp também não permitem a prática.
As mensagens do tipo em geral são impessoais e costumam trazer conteúdos alarmistas e acusatórios. A Justiça Eleitoral incentiva que o eleitor faça a denúncia se receber mensagens suspeitas provenientes, por exemplo, de contatos desconhecidos ou de vários grupos ao mesmo tempo.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE ELEIÇÕES 2020 AQUI NO JORNAL O POPULAR
O próprio WhatsApp se comprometeu, junto ao TSE, a investigar as denúncias e inativar contas suspeitas, encaminhando as informações pertinentes às autoridades. Segundo a plataforma, trata-se de “iniciativa inédita no mundo”.
Comportamento inautêntico
O formulário de denúncia faz parte de uma série de medidas anunciadas nesta semana pela Justiça Eleitoral para combater o que chama de “comportamentos inautênticos” relacionado às eleições na internet, em especial nas redes sociais. Um exemplo que costuma ser dado é o uso de robôs e contas falsas para promover artificialmente campanhas de ódio contra candidatos e instituições.
Tais comportamentos são “muitas vezes provenientes de verdadeiras milícias digitais, organizadas hierarquicamente, com financiamento privado e atuação concertada para a difusão de mentiras e ataques às instituições”, disse o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.
Durante o lançamento do formulário de denúncias, o diretor de políticas públicas para o WhatsApp no Brasil, Dario Durigan, fez um apelo para que também os candidatos denunciem empresas e indivíduos que ofereçam o serviço de disparo de mensagens.
“Sabemos que existem empresas que oferecem serviços ilegais de disparo em massa de mensagens, por isso o WhatsApp solicita aos candidatos que rejeitem essas propostas e façam as devidas comunicações às autoridades constituídas”, disse ele.
Ainda tramitam no TSE diferentes investigações que apuram eventuais desvios às normas eleitorais no pagamento por disparos de mensagens em massa na eleição presidencial de 2018.
Foto/Fonte: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
- Cidade2 dias atrás
SAMU socorre mulher que sofre queda de motocicleta em Nova Serrana
- Brasil2 dias atrás
Avião com vacinas faz curva errada e entra em rota de colisão com jato da GOL
- Policial2 dias atrás
Menina de 12 anos esfaqueia padrasto para defender a mãe em Contagem
- Cidade2 dias atrás
Nova Serrana permanece pelo menos até o dia 30 de janeiro na Onda Vermelha do Minas Consciente
- Abuso Sexual1 dia atrás
Menina de 10 anos estuprada pelo padrasto está grávida de gêmeos
- Sem categoria16 horas atrás
Polícia Militar de Nova Serrana declara tolerância zero contra o crime.
- Fiscalização2 dias atrás
Quem tirou CNH a partir do dia 8 em Minas não receberá documento pelos Correios
- ASSÉDIO MORAL1 dia atrás
Mulher comenta constrangimento ao receber comanda com comentário obsceno