Conecte-se conosco

Governo Municipal

Dia de finados terá homenagens a entes queridos, mas com restrições e medidas de segurança

Avatar

Publicados

em

Na próxima segunda-feira, dia dois de novembro, é celebrado uma das datas mais importantes da igreja católica. O feriado de finados leva milhares de pessoas aos cemitérios para prestar suas homenagens aos entes queridos.

Contudo, neste ano, a particularidade do coronavírus irá alterar diretamente a celebração da data. Diante das inúmeras restrições e cuidados, a população deve ficar atenta quanto as celebrações religiosas e medidas preventivas que devem tomar ao ir até os cemitérios para prestarem suas homenagens.

Nova Serrana autorizado

Em Nova Serrana por meio de comunicado a prefeitura informou que “o município está na onda verde do Plano Minas Consciente e, portanto, não há nenhum impedimento para as visitas ao Cemitério da Paz no dia 2 de novembro (Dia de Finados)”.

LEIA MAIS SOBRE NOVA SERRANA AQUI NO JORNAL O POPULAR

Segundo a administração municipal “também não há proibições quanto à realização de cultos religiosos no espaço. Entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a todos que tenham intenção de visitar o local na citada data, que sigam os protocolos sanitários como uso de máscara, higienização das mãos e evite aglomerações”.

Quanto as celebrações religiosas, conforme apurado , mesmo que  estejam autorizadas as realizações de missas e celebrações em Nova Serrana, não serão realizadas as missas no cemitério ao longo do dia.

De acordo com as informações repassadas, a opção de não realizar as missas se deu justamente pela pandemia de coronavírus. Sendo assim a igreja católica optou por realizar duas celebrações na igreja Matriz de São Sebastião.

Conforme informado as missas serão às 8h e 19h e não será necessário retirar o ingresso na Secretaria da Paróquia.

Bom Despacho com restrições

Em Bom Despacho, para que a população faça homenagens póstumas a entes queridos, a Prefeitura preparou os cemitérios que ficarão abertos entre 7h e 17h.

As visitas serão permitidas com restrições para garantir a segurança de todos. Quem puder deve visitar os cemitérios em outros dias para evitar aglomerações. Se a visita for no dia 2, a atenção deve ser redobrada para evitar a proliferação da Covid-19.

LEIA MAIS SOBRE BOM DESPACHO AQUI NO JORNAL O POPULAR

Cidadãos devem seguir estas orientações:

  • É obrigatório o uso de máscara ou cobertura sobre o nariz e boca;
  • Higienizar as mãos ao entrar e sair dos cemitérios com álcool gel 70%;
  • Manter o distanciamento de no mínimo 2 metros de outras pessoas;
  • Ser breve em suas visitas.

Divinópolis somente com cadastro

Já em Divinópolis, a Prefeitura montou uma programação especial para a celebração do Dia de Finados nos cemitérios do município neste ano.

Segundo divulgado, o objetivo é manter a tradição de se homenagear os mortos, mas respeitando-se também todos os protocolos de saúde pública em relação à Covid-19.

Conforme informado pela prefeitura, “para ter acesso aos cemitérios em 02/11, será necessária a realização antecipada de cadastro no Serviço Municipal do Luto. Serão autorizadas 100 visitantes por hora, de 7h às 17h”.

LEIA MAIS SOBRE DIVINÓPOLIS AQUI NO JORNAL O POPULAR

Para se cadastrar, o visitante tiveram que procurar o Serviço do Luto, à Rua São Paulo, 12, entre os dias 26 e 29 de outubro. É importante ressaltar que é obrigatória a apresentação do registro de propriedade do túmulo para se efetivar o cadastro. Sendo liberadas 5 visitas por túmulo”.

Como medida de segurança, “para ter acesso aos cemitérios, o visitante terá que usar máscara e manter o distanciamento social das demais pessoas. Agentes de saúde darão apoio aos servidores do Luto, com aferimento de temperatura e aplicação de álcool-gel. Haverá também a ação de Fiscais de Posturas para coibir a venda de flores, velas ou qualquer outro tipo de produto nas imediações. Isso porque o decreto em vigor que trata desse tipo de comércio proíbe a liberação de qualquer tipo de alvará para ambulantes durante o período de pandemia”

Para quem não se enquadra nos protocolos estabelecidos, os cemitérios ficarão abertos no sábado (31/10) e domingo (01/11), das 08 às 17 horas, sem a necessidade de cadastramento. Bastará ao visitante observar apenas as regras relacionadas ao coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras, entre outras.

Há também, por parte da Prefeitura, a recomendação de que os cuidados com segurança sejam redobrados, uma vez que, tradicionalmente, as pessoas ascendem velas nessa data e, este ano, isso pode ser perigoso por causa do manuseio de álcool em gel.

Divinópolis tem 11 cemitérios, entre urbanos e rurais. Mais informações podem ser obtidas diretamente no Serviço Municipal do Luto ou pelo telefone (37) 3222-7808.

 

Mais lidas