Conecte-se conosco

Cultura

Dia da árvore será comemorado com plantio de mudas em Nova Serrana

Avatar

Publicados

em

Comissão permanente de Meio Ambiente da Câmara mobiliza população para participar

No dia 21 de setembro é comemorado do Dia da Árvore. Diante da importância da data, a Câmara Municipal de Nova Serrana, por meio da Comissão de Administração Pública, Meio Ambiente e Política Urbana, realizará uma ação denominada “É tempo de plantAR – Unidos em AÇÃO”.

A ação consiste no plantio de 150 mudas em três ruas do Centro de Nova Serrana. O objetivo é conscientizar a população sobre os benefícios de uma árvore no dia-a-dia de todos os seres vivos e estimular a arborização no Município. No entanto, esse primeiro plantio é apenas o início de um projeto maior envolvendo várias atividades de conservação ambiental.

O plantio ocorrerá através da parceria das Associações Ambientais como a ARPA – Associação Regional de Proteção Ambiental; APANS – Associação de Proteção Ambiental de Nova Serrana, SINDINOVA – Sindicato das Indústrias de Nova Serrana, 120º Grupo de Escoteiros Bravos da Serra, 190º Grupo de Escoteiros Paladinos, 196º Grupo de Escoteiros Nova Alvorada, Prefeitura e Câmara Municipal.

O nome da campanha foi definido por meio de uma seleção a partir de sugestões enviadas pelos grupos de escoteiros. Inclusive, eles estarão presentes auxiliando a toda a população no plantio das mudas, além de contribuírem também com hasteamento das bandeiras no início da breve cerimonia que antecederá o plantio.

Os vereadores da Comissão de Meio Ambiente, Jadir Chanel (MDB) Wnatuir Paraguai (PSDB) e Remirton José (PEN) fazem questão de ressaltar o quanto às ações de preservação do meio ambiente são fundamentais para que tenhamos mais qualidade de vida.

Os parlamentares destacam que Nova Serrana seria uma cidade mais agradável se houvesse mais investimentos na arborização urbana. Entre os benefícios de ruas com mais árvores pode-se citar: a absorção do gás carbônico; a liberação de oxigênio; contribuição para aumentar a biodiversidade; diminuição dos efeitos do calor urbano; absorção da água da chuva; o embelezamento da cidade; o oferecimento de sombra; a diminuição da poluição sonora e da poluição do ar; além de diminuírem o nível de estresse das pessoas.

Toda a população está convidada a participar do plantio. A sugestão é que, inclusive, se estimule a inclusão das crianças para que o espírito de conservação dos recursos naturais e a preservação das matas e florestas seja mais forte nas novas gerações.  O que se espera é que futuramente Nova Serrana possa contar com ruas mais bonitas e arborizadas que ofereçam mais qualidade de vida a todos os cidadãos.

Mais lidas