Conecte-se conosco

Saúde

“Dia D” Outubro Rosa

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

Unidades Básicas de Saúde e Policlínica preparam atividades para conscientização e instrução da população e Nova Serrana na prevenção ao câncer de mama

A prefeitura de Nova Serrana através da Secretaria Municipal de Saúde realizará no próximo dia 20 de outubro o “Dia D” do Outubro Rosa em Nova Serrana.

A ação que celebra o combate ao câncer de mama em Nova Serrana contará com diversas atividades que estão programadas para acontecer em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Nova Serrana e ainda, na Policlínica Municipal e outras unidades de saúde na cidade.

De acordo com a programação as Secretaria Municipal de Saúde, em todas as UBS e na Policlínica, com exceção da unidade de PSF Maria dos Anjos, serão oferecidos exames preventivos (pré-agendados) e solicitação de mamografia.

O cronograma de atividades propostas pela Secretaria Municipal de Saúde, prevê também realização de palestras, roda de conversa, exibição de vídeos sobre o tema e distribuição de cartilha educativa para a população.

A secretaria Municipal de Saúde, informa ainda que também haverá sala de espera nas Estratégias da Saúde da Família (ESF), onde serão abordados temas como o autoexame, alimentação, empoderamento feminino, direitos das pessoas com câncer de mama e colo do útero, orientações posturais entre outros.

Ainda sobre a programação é importante ressaltar que nas zonas rurais, as atividades do Dia D do Outubro Rosa acontecerão nas unidades sede de Boa Vista, Gamas e Capão.

 Outubro Rosa

O Outubro Rosa é p mês de conscientização e combate ao Câncer de Mama em todo o mundo. Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) depois do câncer de pele não melanoma o câncer de mama é o tipo de mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano.

É muito importante ressaltar que o câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. “Apesar de ser raro temos que lembrar que os homens também são vitimas desse tipo de câncer, dessa forma todos homens e principalmente as mulheres devem ficar atentos, ultrapassar as barreiras do preconceito, observar as mudanças no próprio corpo, constantemente realizar o auto exame, e claro caso tenha qualquer suspeita que procurem imediatamente uma unidade de saúde”, disse Glaucia Sbampato, secretária Municipal de Saúde de Nova Serrana.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

A atenção deve ser redobrada pelo fato de que as estatísticas indicam aumento sistêmico da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

De acordo com os dados do INCA estima-se cerca de 59.700 novos casos em 2018 somente no Brasil, e ainda estimasse que por ano mais de 14.300 morrem devido ao câncer de mama, sendo que cerca de 180 homens são vitimas fatais da doença por ano e mais de 14.200 mulheres são acometidas e vem a óbito pelo câncer de mama.

Leia mais...
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Mais lidas