Conecte-se conosco

Saúde

Serviço de atenção básica à saúde em Nova Serrana é ampliada em aproximadamente 50% em dois anos

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

Uma das principais demandas da saúde pública no Brasil é a ampliação do oferecimento de cobertura da Atenção Básica. Em Nova Serrana a oferta desse serviço era feita com uma abrangência que atingia apenas a metade da população do Município.

Segundo a secretaria Municipal de Saúde, em janeiro de 2017, apenas 54% do município era coberto com os serviços da Atenção Básica, contudo dois 22 meses após assumir a gestão a atual administração divulgou que atualmente 72% da população em Nova Serrana é coberta.

De acordo com as informações encaminhadas pelo executivo municipal a ampliação na cobertura se deu por diversas ações e obras que contribuem para que a população receba cada vez mais cuidado, carinho e um atendimento de qualidade em qualquer unidade de saúde.

Conforme destaca o executivo, entre as principais ações da saúde municipal estão a abertura de três novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo uma no Veredas da Serra, em abril de 2017; uma no Cidade Nova, em março de 2018; uma no São José em abril de 2018.

A prefeitura ainda informa que também foi implantado a Estratégia da Saúde da Família no Capão (ESF), em fevereiro de 2018, proporcionado aos moradores atendimento com médico todos os dias da semana.

Com as medidas o executivo informa que em menos de dois anos de governo, as novas UBS implantadas pela administração 2017-2020 contribuíram para aumentar a área de cobertura da atenção básica em Nova Serrana de 54% para 72%. “Fizemos um compromisso com a população de investir em saúde como nunca foi feito nesta cidade e estamos cumprindo. Nova Serrana é feita de pessoas de bem e muito trabalhadoras. Essas pessoas têm mais que direito de terem um serviço de saúde digno e de qualidade e a prefeitura não faz mais que sua obrigação em atender essas necessidades”, afirma o prefeito Euzebio Lago.

 Postão no Planalto

Outra carência da população de Nova Serrana que vem sendo atendida e considerada uma medida acertada pelos profissionais da saúde municipal foi a implantação do Postão no bairro Planalto.

A unidade localizada no Planalto atende populares de todos os bairros da cidade de segunda a sexta-feira, em horário do trabalhador, ou seja, das 17h às 22h, viabilizou segundo a prefeitura que muitos trabalhadores que não podiam comparecer as unidades do seu bairro ou região durante o dia, tenha acesso a atendimento médico pela saúde pública no período da noite.

Com a experiência positiva a prefeitura ainda ampliou o horário da Policlínica Municipal que atualmente também atende a população em período estendido para o trabalhador, funcionando semanalmente em horário prolongado das 17h às 19h, oferecendo serviços como Sala de Vacina, marcação de exames e consultas, entrega de resultado de exames e preventivo.

Para mais informações sobre a ampliação da cobertura e o atendimento das unidades de saúde em Nova Serrana os interessados devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone (37) 3225-2579.

Leia mais...
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Mais lidas