Conecte-se conosco

Geral

DENÚNCIA: Motorista da Câmara Municipal “queima” dinheiro público

Publicados

em

Após denúncias populares, equipe de jornalismo flagra motorista com carro estacionado e ar condicionado ligado por quase uma hora

Em tempos de recessão financeira e necessidade de investimentos em setores com maior demanda, a responsabilidade e consciência na utilização dos recursos públicos é algo que deve ser cobrado pelas gestões aos seus funcionários e servidores.

Contudo aparentemente essa responsabilidade está em falta junto a determinados servidores da Câmara Municipal de Nova Serrana.

Há aproximadamente dois meses a equipe do jornal O Popular foi parada por um segurança que trabalho em uma agência bancária solicitando que nossa equipe averiguasse os gastos com combustível da Câmara Municipal.

O profissional que preferiu não se identificar afirmou que os motoristas da Câmara levam vereadores e servidores até a prefeitura e ao aguardar para que sejam cumpridas as demandas, fecham os vidros dos carros e ficam até por horas com o veículo e ar condicionado ligados, enquanto estacionados.

Nesta quarta-feira, dia 25 de abril, nossa equipe flagrou a prática e observou que o motorista de um dos veículos da casa permaneceu por mais de 40 minutos em um carro de luxo estacionado na porta da prefeitura, os vidros fechados e o veículo e ar condicionado ligados.

Posicionamento da Câmara

Nossa equipe diante da constatação da denúncia fotografou e entrou em contato com a comunicação da Câmara Municipal questionando sobre os gastos, procedimentos e instruções que a casa deve tomar quanto a conduta do seu profissional e os gastos com combustível da casa.

Em nota a Câmara Municipal identificou o motorista que estava em atividade no veículo​ da Câmara Toyota Corolla placa 0914, na quarta-feira (25/04) era o Sr. Márcio Antônio Ferreira.

Segundo o setor de comunicação o motorista foi designado para conduzir o assessor Parlamentar, Elder Magela dos Santos, até a Prefeitura Municipal para tratar de assuntos referentes à atuação parlamentar do gabinete do vereador Giovani Máximo Silva (MDB).

É importante aqui ressaltar ainda que o vereador acima citado, inclusive foi no ato do flagrante comunicado por nossa equipe da irregularidade, contudo não tomou nenhuma medida.

O setor de comunicação informou ainda na nota que os motoristas que trabalham na Câmara Municipal de Nova Serrana são orientados, de forma geral, a zelar pelos veículos que são instrumentos de trabalho fundamentais para o exercício das atividades profissionais de dezenas de pessoas, principalmente dos próprios. Isso inclui os bons cuidados na manutenção e conservação dos automóveis, como bens públicos que estão sob suas responsabilidades.

Concomitantemente devem também preservar os recursos aplicados no emprego da função, valendo-se sempre do princípio da economicidade e no entendimento da Câmara Municipal não é correto a conduta do motorista que aguarda no carro com os vidros fechados e o ar condicionado ligado, independente do tempo de espera.

Por fim foi informado pelo setor de comunicação que o valor gasto com combustível pela Câmara Municipal no ano de 2017 foi de R$16.138,65. Já o valor empregado em combustíveis no primeiro trimestre de 2018 foi de R$3.890,88. Levando-se em consideração o mesmo período do ano passado, a atual gestão teve despesas inferiores às do ano passado.

Finalizando o setor de comunicação informou ainda que diante da denúncia feita por este Popular a Câmara estuda procedimentos administrativos, de capacitação e conscientização a serem tomados com o servidor em questão e demais profissionais que atuam na casa.

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas