Conecte-se conosco

Defesa civil

Defesa Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros promovem atividades educativas com crianças do bairro Romeu Duarte

Avatar

Publicados

em

Em Nova Serrana a Defesa Civil Municipal, juntamente com o Corpo de Bombeiros Miliar e a Guarda Civil Municipal, realizaram na última segunda-feira, dia 14 de outubro, uma palestra para os alunos do projeto Meninos de Ouro no bairro Romeu Duarte.

A ação aconteceu no Complexo Esportivo Juninho Pepê e teve o objetivo de levar noções básicas sobre a Defesa Civil, cidadania, segurança e combate às drogas.

Conforme informado pela prefeitura de Nova Serrana, cerca de 30 crianças que treinam no projeto Meninos de Ouro participaram do evento e receberam orientações que serão de suma importância para a segurança e noção de cidadania, principalmente tendo em vista que nos próximos meses se iniciam os períodos de chuva com a chegada do verão.

Segundo Selma Fernandes Lima, responsável pela Defesa Civil em Nova Serrana, o objetivo é que o projeto seja levado a outras crianças nas escolas da cidade, levando informações e instruindo os pequenos sobre os trabalhos e atuação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros no município.

Defesa Civil

A Defesa Civil é um órgão que atua em ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar desastres, sejam eles de causa natural ou não. Organizada com a participação da sociedade e do poder público, fundamenta-se no princípio de que nenhum governo, sozinho, consegue suprir todas as necessidades dos cidadãos. Sua atuação se dá por meio do trabalho de seus agentes, equipe formada por profissionais contratados e voluntários.

Compete à Defesa Civil a garantia do direito à vida, em circunstâncias de desastre. Busca a redução da ocorrência e da intensidade de desastres, já que eliminá-los é um objetivo inatingível. É uma atividade permanente que se desenvolve em quatro fases:
Preventiva: quando medidas são adotadas visando a não ocorrência de desastres ou a preparação da população para os inevitáveis;
Socorro: quando todo o esforço é feito no sentido de se evitar perdas humanas ou patrimoniais na área atingida;
Assistencial: quando são criadas condições de abrigo, alimentação e atenção médica às vítimas e desabrigados;
Recuperativa: quando investimentos são feitos para a recuperação das condições de vida existentes antes desastre, no mais curto espaço de tempo possível

Em Nova Serrana a Defesa Civil está instalada no Centro Administrativo, localizado na Rua João Martins do Espírito Santo, 12, Park Dona Gumercinda Martins. A unidade pode ser acionada das 08 as 18h pelo telefone (37) 3226 9053, ou ainda 24h por dia pelo 199.

Mais lidas