Defesa civil
Defesa Civil de Mina Gerais alerta população sobre os riscos do período
Durante o período chuvoso, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec) orienta a população a adotar ações preventivas e a evitar situações de risco.
Segundo a Cedec, os principais causadores de ocorrências com vítimas relacionadas à chuva são, nesta ordem, as inundações, os deslizamentos e as descargas elétricas. Também podem ocorrer alagamentos, enxurradas, vendavais e granizos.
“Com o período chuvoso, se faz necessária maior atenção de toda a população para os perigos causados pela chuva. Por isso, a Defesa Civil de Minas Gerais orienta para que sejam seguidos os alertas divulgados constantemente. Dessa forma, conseguimos evitar que pessoas sejam afetadas, minimizando possíveis danos e tragédias. A ação isolada de cada um pode fazer a diferença”, enfatiza o tenente-coronel PM e coordenador adjunto de Defesa Civil, Flávio Godinho Pereira.
Em casos de inundações, é preciso sair rapidamente da localidade atingida e, se possível, dirigir-se a um ponto mais alto, com maior possibilidade de escoamento da água. Outra recomendação importante é não deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou se contaminar com doenças.
Em locais com risco de deslizamento de encostas, os moradores devem estar atentos a trincas e rachaduras no chão das casas e também nas encostas. Já em caso de descargas elétricas, estando na rua, a recomendação é nunca se abrigar debaixo de árvores. Se estiver em casa, é necessário desligar os aparelhos eletrônicos das tomadas, afastar-se de janelas e não manusear nenhum aparelho ligado à rede elétrica, em hipótese alguma.
Ações preventivas
O suporte na elaboração e customização dos Planos de Contingência de Chuvas é uma das principais ações de prevenção desenvolvidas pela Cedec junto aos municípios. Eles são analisados e, quando necessário, adequações são sugeridas. Além disso, a Defesa Civil orienta, apoia e participa de exercícios simulados nos mais diversos municípios mineiros.
A Cedec também auxilia os municípios na homologação e reconhecimento da Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública e na disponibilização de materiais de ajuda humanitária, bem como mantém profissionais capacitados de plantão, que disseminam alertas de chuva para todo o território mineiro. Eles enviam à população informações sobre possibilidade de ocorrência de chuva, sua duração e intensidade.
O auxílio e apoio são dados durante 24 horas por dia, por meio do Plantão Cedec, pelo telefone (31) 99818-2400. Os alertas de chuva também são comunicados pelo aplicativo Sipdec, disponível nas plataformas Android (Google Play) e iOS (App Store), e por meio das redes sociais da Defesa Civil: Instagram / Facebook / Twitter.
Em caso de perigo, o cidadão deve acionar a Defesa Civil Municipal, no telefone 199. Em casos de acidentes com vítimas, deve-se ligar imediatamente para Corpo de Bombeiros (193) / Samu (192).
FONTE: AGÊNCIA MINAS
Foto:0 Chuva-Cinthia-Leal
A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.
-
ANIMAIS2 dias atrás
Primeiro caso de Covid-19 em animal é registrado em BH, segundo pesquisa da UFMG
-
Câmara Municipal de Nova Serrana1 dia atrás
Câmara rejeita revisão de reajuste de servidores municipais em reunião de comissões, mas virada de mesa ainda pode acontecer
-
Brasil2 dias atrás
Primeira vacinada na Bahia pega Covid-19 antes de tomar a 2ª dose
-
Governo Estadual2 dias atrás
Minas Gerais recebe 357,4 mil doses de vacinas contra covid-19
-
Cidade15 horas atrás
IDEB liga sinal de alerta para educação pública municipal
-
Brasil19 horas atrás
Começa distribuição de 3,2 milhões de doses da vacina contra covid-19
-
Brasil2 dias atrás
Prouni: prazo para confirmação de informações e matrícula termina hoje
-
Minas2 dias atrás
Minas investiga mais de 200 casos de síndrome inflamatória pediátrica rara associada à covid-19
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar