Conecte-se conosco

Nova Serrana

Decreto estabelece retomada de cerimônias de velórios e enterros em Nova Serrana

Publicados

em

Em Nova Serrana as cerimônias de velório voltaram a ser realizadas nos moldes que praticados antes da pandemia de Covid-19. A autorização do executivo municipal se deu em publicação no Diário Oficial do município na última quinta-feira (30/6).


A regulamentação do executivo inclui as cerimônias de despedidas e funerais no velório municipal e no cemitério e velórios particulares.

O decreto no entanto estabelece que as cerimônias terão que seguir as medidas sanitárias preventivas de contenção ao coronavírus.

O texto sancionado estabelece que, nas cerimônias de falecidos não qualificados como suspeitos de covid-19, não haverá restrições quanto ao tempo de duração, mas recomenda-se manter as medidas de prevenção e higiene de combate ao vírus.

Ainda conforme o decreto do executivo, no caso de óbito de pessoas com diagnóstico confirmado ou suspeito de contaminação pela doença, deverão ser mantidas as urnas lacradas, que não deverão ser abertas em nenhuma hipótese, seguindo diretamente para sepultamento, sem a realização de cerimônia de velório.

Por fim, a determinação do executivo também estabelece que em caso de falecidos que tiveram diagnóstico prévio de covid-19, que cumpriram o período de isolamento e receberam alta, contudo que faleceram por outras causas e/ou complicações da covid-19, o protocolo a ser seguido de enterro e velório ficará a cargo de um médico que avaliará por meio de atestado as medidas a serem seguidas.

Foto: Imagem ilustrativa

Mais lidas