Conecte-se conosco

Editorial

Debate, embate ou combate?

Publicados

em

Caros leitores, os recentes acontecimentos noticiados por esse Popular, relacionados à nossa cidade, sua administração e política, nos fez meditar, pensar e discutir sobre o que é correto, lícito ou devido no contexto público de Nova Serrana.

Chegamos a uma conclusão de que por aqui, os temos têm sido confundidos, e diante de tantos acontecimentos ímpares, não sabemos mais se temos um debate, embate ou combate acontecendo no contexto administrativo e político.

Em algumas edições passadas chegamos a indicar e até mesmo a pedir por uma política mais resiliente e inteligente, e para reforçar esse pensamento vamos aqui resenhar sobre os debates, embates e combates que tem sido o outdoor da política em Nova Serrana.

Bom, para começar temos que lembrar que debate é descrito pelo sábio google, como “uma discussão entre duas ou mais pessoas, com o objetivo de expor e esclarecer opiniões ou ideias divergentes. Teoricamente, os debates são espaços para que grupos ou indivíduos com pontos de vista diferentes possam apresentar os seus argumentos e esclarecer dúvidas”.

Ou seja, os debates existem para esclarecer, para ponderar, para que através de argumentos se possam mudar opiniões, se possam alcançar um consenso, se possa decidir pelo melhor.

Infelizmente isso não é o que vemos em nossa cidade, afinal, de todos os lados do poder público, argumentos não são bem vindos se forem contrários as suas ideias e assim os debates seguem vazios, entendidos como inoportunos e em sua maioria sem resiliência alguma.

Dai passamos para os embates, e o nosso sábio, aponta em um dicionário o significado dessa palavra como esbarrão, colisão, impacto e ainda resistência, enfrentamento e adversidade.

Assim sendo percebemos que os embates são mais comuns do que os debates em Nova Serrana. Isso porque ideais e para não sermos omissos, mas pecando pela petulância, “interesses”, estão em constante atrito.

Na política nacional e como reflexo e proporção, os interesses muitas vezes pessoais têm causado embates e colisão de posturas e falas. Nesse contexto todos buscam pretextos de que vereiam, administram pelo povo, mas se assim fosse, as perspectivas pessoais não tornariam os debates em embates.

Mas acredite, atualmente os pontos de vista pessoais tem extrapolado o campo das ideias, dos argumentos, e da impessoalidade. Aí percebemos que em Nova Serrana não temos mais uma relação política e decorosa porque temos combates que são travados.

Anteriormente esses combates eram nos bastidores, mas agora eles são públicos, são nas redes sociais, são no plenário da câmara, são nos corredores da prefeitura, nas periferias, nos púlpitos das igrejas, são nas ruas de Nova Serrana.

Eles não mancham a imagem da cidade, porque a política nunca foi limpa! Os combates estão apenas revelando, colocando a público, estampados nas redes e pelas coberturas desse Popular, expondo quem é quem nessa terra de ninguém.

Se você ainda não sabe corretamente a definição do termo combate, bom o sábio da web diz que significa simplesmente uma “luta”.

Temos visto uma luta armada, sem nenhuma regra, onde ofensas são permitidas, onde a pessoalidade se torna cabível, onde as agressões passam a ter um tom mais individual, e questões de particularidade podem ser expostas, como uma arma a atingir o coleguinha que se coloca em seu caminho.

No combate, prefeito vira ladrão, vereador vira picareta, legislador chama o outro de banana e quer partir para a porrada, e no meio de tudo isso mandar virar homem revela a ponta do iceberg que pode naufragar esse navio.

Nós em meio a todo esse quadro lamentamos o fato de que a oposição caracterizada pela diversidade de ideais e pensamentos não possa ser mantida no campo do debate. Estaremos presentes para relatar detalhadamente o combate e criticaremos de forma sem fim a política de nossa cidade, que caminha ainda de forma imatura, para um desenvolvimento minimamente fértil, perto das demandas que temos elucidadas em nossa cidade.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas