Conecte-se conosco

Cidade

Covid-19: insumos para intubação e tratamento de pacientes estão em falta em Nova Serrana

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

Apesar da preocupação Secretaria Municipal de Saúde informa que anestesistas aplicam plano com medicamento de segunda opção e pacientes não correm risco.

A situação do atendimento de pacientes com Covid-19 é cada vez mais preocupante, e a partir desta quarta-feira, dia 07 de abril, não há mais insumos para intubação de pacientes no Hospital São José.


Na manhã desta quarta (07) este Popular recebeu informações de que os materiais necessários para intubação dos pacientes de Covid-19, no Hospital São José, haviam acabado.

Este Popular então apurou a informação, tendo em vista que na última semana foi divulgado pelo deputado Fábio Avelar, que após intercessão junto ao Governo de Minas, seria encaminhados mais kits de intubação para o município.

Contudo, conforme as informações apuradas, não oficiais, o material teria sido encaminhado para o município no último sábado, porém  em pouca quantidade e já teria esgotado nesta quarta-feira (07).

Em contato com a secretária Municipal de Saúde, Glaucia Sbampato, a responsável pela pasta confirmou a falta dos medicamentos, e pontuou que “os profissionais anestesistas do Hospital São José, estão executando um plano com medicamentos de segunda escolha para a sedação então os pacientes não correm risco”.

A secretária também informou que o Hospital São José comprou e pagou os medicamentos, mas a entrega ainda não foi feita por determinação do ministério da saúde. “Os pacientes não correm risco, os médicos estão sedando com medicamentos de segunda escolha que também estão dentro de uma margem de segurança, mas estamos preocupados com a situação, uma vez que já compramos, já pagamos mas o Ministério da Saúde, bloqueou a entrega para todos os hospitais e concentrou tudo nele”. Informou a secretária.

Cabe ressaltar que segundo a secretária, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que procede a intubação de pacientes até que os mesmos sejam transferidos para um leito de CTI Covid-19, no momento está com o quadro de insumos, para o procedimento, normalizado.

Nossa reportagem também entrou em contato com o setor de comunicação da Prefeitura de Nova Serrana, que por sua vez, encaminhou uma nota informando que o município aguarda um posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG).

Confira a nota encaminhada pela Administração

Até o final da manhã desta quarta-feira (7), o governo municipal aguardava um posicionamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) quanto a data de envio de nova remessa de medicamentos e insumos (kit intubação) para tratamento de pacientes acometidos por covid-19, no Novo Hospital São José, em Nova Serrana.

O prefeito Euzebio Lago está em contato frequentemente com o deputado estadual Fábio Avelar que intermediou o apoio junto ao órgão do governo de Minas.

Mais lidas