Conecte-se conosco

Governo Municipal

Coronavírus: Prefeitura de Bom Despacho decreta situação de emergência em saúde pública

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

Para que ações preventivas contra o coronavírus sejam tomadas com mais eficácia, na última segunda-feira, dia 16 de março, a Prefeitura de Bom Despacho decretou situação de emergência em saúde pública.


Segundo informado pelo executivo de Bom Despacho com o decreto , “caso necessário, a Prefeitura poderá contratar de modo mais ágil servidores, exames médicos; testes laboratoriais; coleta de amostras clínicas; vacinação; tratamentos médicos específicos; estudo ou investigação epidemiológica; requisição de bens e serviços”.

O Decreto também oficializou a criação do Comitê de Enfrentamento contra o Coronavírus. O grupo é presidido pelo médico pneumologista, Dr. Humberto, e responsável por planejar, organizar,coordenar e controlar as medidas de combate à proliferação da doença. Por isso, ele se reúne diariamente para acompanhar a situação local, definir medidas pontuais de prevenção e orientação da população.

“É importantíssimo que a população fique calma e siga todas as recomendações dos órgãos oficiais. 85% dos casos serão leves, por isso não há motivo para pânico. Em Bom Despacho, a população será informada diariamente pelos meios de comunicação da Prefeitura”, destaca Dr. Humberto.

O comitê já definiu algumas medidas importantes. Todas estão no decreto publicado ontem. Fique atento:

*Todos os setores da Administração Pública local e estabelecimentos privados deverão disponibilizar local para que seu público lave as mãos com água e sabão ou ofertar álcool em gel em pontos acessíveis e de maior circulação de pessoas, tais como, recepção e corredores;
*Fica suspensa a emissão de alvarás para realização de eventos públicos e privados em que ocorram a aglomeração de pessoas. Isso incluí os de música ao vivo, boates, shows, trem da alegria e similares;
*Fica vedada a realização de quaisquer eventos em que ocorra a aglomeração de pessoas;
*Fica criada a rotina de higienização e lavagens das mãos com água e sabão nas instituições públicas e privadas do Município, primordialmente  nas instituições educacionais.

Siga essas orientações:
*Só acredite e siga as orientações de órgãos oficias;
*Mantenha a calma o tempo todo. Pânico só piora a situação;
*Lave bem as mãos com água e sabão ou sabonete;
*Quando não for possível usar água e sabonete, higienize as mãos com álcool em gel;
*Sempre que possível, prefira água e sabão. É mais eficaz do que o álcool em gel;
*Evite locais fechados e com aglomeração de pessoas;
*Evite contatos físicos como abraço, beijos, aperto de mãos;
*Procure sempre manter uma distância mínima de 1 metro entre você e seu interlocutor;
*Evite tossir; quando inevitável, tussa no seu antebraço ou ombro;
*Caso sinta os sintomas de gripe (tosse, coriza, mal-estar), vá para casa e se isole pelo menos por 7 dias. Não procure o sistema de saúde. Não vá ao Pronto Atendimento (PA);
*Vá ao PA ou procure o Posto de Saúde se tiver forte dificuldade para respirar;
*Não faça viagem turística, especialmente em grupos;
*Não visite parentes em outras cidades;
*Adie viagens de negócio;
*Use o telefone, internet, teleconferência em vez de reuniões.

Sintomas do coronavírus: para um paciente estar com suspeita da doença, ele deve ter febre associada a mal-estar, tosse, dor de cabeça, nariz escorrendo. Neste caso, o paciente deve permanecer em casa e usar antitérmicos, como dipirona e paracetamol. Isso evitará superlotação das unidades de saúde e permitirá que os casos graves sejam atendidos.

Quando procurar a Unidade Básica de Saúde? o paciente deve procurar a UBS do seu bairro quando tiver febre, mal-estar, tosse, dor de cabeça, nariz escorrendo e ainda cansaço anormal e falta de ar.

Para saber a situação do coronavírus em Bom Despacho, acompanhe a Prefeitura pela página oficial, FanpageInstagramTwitter. Você também tem a opção de entrar nos grupos do Telegram. Basta clicar aqui.

Não acredite nos boatos das redes sociais. Siga somente informações divulgadas por páginas oficiais.

Mais lidas