Conecte-se conosco

Governo Municipal

Com ruas imundas e manifestações em redes sociais prefeitura assume coleta de Lixo em Nova Serrana

Avatar

Publicados

em

O prefeito de Nova Serrana Euzebio Lago, anunciou na manhã desta segunda-feira, dia 25 de novembro, que o município a partir desta data assume a coleta de lixo de Nova serrana.

Segundo informado por uma nota encaminhada pelo executivo municipal, o próprio prefeito confirma o grave quadro presenciado no município nos últimos dias e ainda, o chefe do executivo afirmou que medidas foram tomadas junto a secretários de Nova Serrana para que de forma imediata a coleta volte a ser feita pelo município.

“Nos últimos dias temos enfrentado dificuldades relacionadas à coleta de lixo de Nova Serrana por parte da empresa que presta serviço no município, hoje segunda-feira dia 25 determinei aos secretários de obras e de governo, além da procuradoria do município que tomem providencias extremas e urgentes para garantir a coleta e transporte de lixo que se acumula nas ruas da cidade. A prefeitura vai reassumir a coleta de lixo na cidade.” Disse o prefeito.

O prefeito explicou que a empresa que presta o serviço para o município foi notificadas por diversas vezes desde 2018, não sendo essa a primeira ação do executivo quanto a deficiência na coleta de lixo.

“Desde maio de 2018 uma empresa assumiu a terceirização dessa coleta e transporte do lixo. Ainda com base legal nós fizemos através da secretaria municipal de obras, responsável pela gestão do contratado, nós fizemos diversas notificações quanto a deficiência do serviço e equipamentos”. Explicou Euzebio.

Ainda em sua fala o chefe do executivo salientou de forma pontual que a situação de pagamento da empresa terceirizada está rigorosamente em dia. “Quero deixar claro também que o pagamento do serviço de transporte e coleta de lixo em Nova Serrana está em dia, nas redes sociais circulou nos últimos dias uma imagem do portal da transparência relacionado a despesa e empenho do contrato a única nota em aberto foi emitida no dia 04 de novembro e pelo contrato nos temos 30 dias para pagar, ou seja inicio de dezembro”. Apontou o chefe do executivo.

Por fim o prefeito ainda considerou que “pela situação e emergência e pelos problemas na execução dos serviços que prejudicam a população de Nova Serrana, nós temos que agir de forma firme e dentro da lei. Gostaria finalmente de agradecer a população de nova serrana pela colaboração e compreensão rapidamente vamos superar a situação”. Finalizou.

Entenda o caso

Desde a última semana uma série de denúncias relacionadas a coleta deficiente de lixo em Nova Serrana vem sendo feitas nas redes sociais. As denúncia por sua vez tem sido ratificadas com o serviço sendo prestado de forma inadequada e ineficiente, colocando em risco a saúde pública com a aglomeração e lixo em praticamente todos os bairros da cidade e ainda, relacionado a saúde dos profissionais que atuam sem equipamentos de segurança e uniformes adequados.

As denúncias ainda apontam que os trabalhadores vêm tendo dificuldades quanto ao recebimento de questões básicas como direitos trabalhistas e benefícios garantidos por lei, fato que segundo o vereador Willian Barcelos (PTB) deve ser fiscalizado pela gestão municipal.

“Os garis são pessoas simples que necessitam da ajuda de todos, eles estão trabalhando em extensa jornada, se horário de almoço, sem pagamento de seu salário, sem uniformes e em caminhões em péssimas condições, recebemos relatos que avisos prévios de garis e motoristas já venceram e que inclusive a data dos acertos também, mesmo assim a construtora insiste em não pagar os salários e verbas trabalhistas” apontou Barcelos.

Ainda segundo o vereador “a informação é que existe um jogo de empurra onde a construtora joga para a prefeitura e a prefeitura joga para a construtora, indiferente de quem deve estamos aqui para cobrar o sagrado direito de receber, porque os trabalhadores têm o direito de receber o seu salário”. Considerou o vereador.

O vereador ainda salientou que a construtora ou a prefeitura de Nova Serrana deveriam se manifestar sobre o assunto trazendo uma solução para os profissionais que estão tendo dificuldade até mesmo de colocar comida na mesa, e ainda estão sendo hostilizados pela população de Nova Serrana nas ruas.

Barcelos finalizou ainda informando eu “no portal da transparência os valores de pagamento para a empresa estão a menor que as liquidações pelo serviço prestado. Como pode ser conferido acessando a pagina do executivo municipal, e ainda que é de responsabilidade da gestão fiscalizar a prestação e trazer soluções que seja o fim do contrato para que a situação seja resolvida no município”. Finalizou Barcelos.

Foto: Redes Sociais

Mais lidas