Conecte-se conosco

Minas

Cleitinho lidera disputa por vaga no Senado, mostra pesquisa

Publicados

em

O deputado estadual Cleitinho Azevedo (Cidadania) aparece em primeiro lugar na corrida pela vaga de senador por Minas Gerais, segundo pesquisa do Instituto Ver encomendada pela Rádio Itatiaia. O parlamentar aparece com 13% das intenções de votos, seguido pelo deputado Reginaldo Lopes (PT), com 7%. As informações são da Itatiaia.


O ex-ministro do governo Bolsonaro e deputado federal Marcelo Álvaro Antonio (PSL) é o terceiro na disputa pela vaga, com 4% das intenções de voto, enquanto o senador Alexandre Silveira (PSD) é o quarto, com 3%.

A pesquisa apresenta grande percentual de entrevistados que disseram não saber ou não responderam à pergunta do questionário: 44%. Outros 29% responderam que votariam branco, nulo ou em ninguém. “A disputa pelo Senado ainda está muito distante dos eleitores mineiros. Mesmo em um cenário estimulado, 44% não fazem uma escolha entre os quatro nomes apresentados e 29% afirmam votar branco ou nulo”, afirma o diretor do Instituto Ver e doutor em ciência política, Malco Camargo.

Ele ressalta que os candidatos apresentam melhor desempenho próximo a suas regiões de origem, e que o cenário de indecisão aponta para escolha de última hora como na eleição de 2018. “Na eleição passada, em 2018, o eleitor se movimentou na escolha para senador na última hora e, ao que tudo indica, em 2022 ele vai na mesma direção. Se for este mesmo o movimento o apoio dos candidatos a governador e a presidente no Estado pode influenciar, e muito, a escolha da vaga ao Senado Federal”.

A pesquisa ouviu 3000 pessoas entre 19 e 21 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número MG-03245 / 2022.

 

Mais lidas