Conecte-se conosco

Colunistas

Celulite!

Cláudia Kaderli

Publicados

em

Domingo de manhã penso: preciso encontrar um tema para minha matéria do jornal. Como é meu dia de descanso, coloquei um clipe de música sertaneja (sim, eu gosto!) “Lençol Dobrado” de João Gustavo & Murilo, quando observo que uma morena escultural, numa cena mais íntima do casal mostra  aquilo que a grande maioria das mulheres tenta esconder: a celulite! Confesso que fiquei feliz em ver um “defeitinho” nela!

Pois bem mulherada, ter celulite é normal, mas não fazer nada para ao menos diminuí-la é descaso.

A celulite é um problema estético que incomoda muito qualquer mulher. Ocorre em 90% das mulheres logo após a adolescência e raramente acontece nos homens (mais uma vantagem deles).  Ao contrário do que se diz, a celulite não está relacionada com a obesidade, aparece também em pessoas normais e magras.

A celulite são bolsas de gordura acumuladas por baixo da pele causando covas nas ancas, coxas, nádegas e abdômen. Ela é caracterizada pelo aparecimento de ondulações da pele, dando aquele aspecto de “casca de laranja”. Ela ocorre por degeneração do tecido gorduroso com deficiência de circulação, é uma inflamação.

São vários fatores os causadores, entre eles o fator genético, problemas circulatórios, pois quando o sangue não flui bem a drenagem das toxinas fica prejudicada e isso deixa o líquido que fica entre as células mais viscoso, Alterações hormonais,  níveis de estrogênio (hormônio feminino) muito altos provocam disfunções no metabolismo que podem criar ou agravar a celulite.  A pílula anticoncepcional também pode desencadear o problema, pois adiciona mais uma dose de hormônios circulando em seu organismo ( neste caso é melhor os furinhos do que uma criança não planejada, né?  e principalmente o  estilo de vida. A má alimentação, o sedentarismo, a tensão emocional e o excesso de toxinas no organismo contribuem para o aparecimento da celulite.

Vejo muitas pacientes investirem em tratamentos estéticos ( que realmente são muito bons), mas sem fazerem o básico que é atividade física e alimentação balanceada, melhor forma para poder prevenir e potencializar os tratamentos para eliminação da celulite. Vai ai algumas dicas:

  • Beba muita água, pois estimulará o bom funcionamento dos rins e do sistema linfático, eliminando as toxinas e líquidos acumulados.
  • Inclua fibras na alimentação. As fibras reduzem a fome e fazem o intestino funcionar, ajudando a limpar o organismo.
  • Evite comer alimentos pesados à noite, principalmente carboidratos. Como neste período diminuímos o ritmo biológico, gastamos menos calorias e, por consequência, os excessos viram depósitos de gordura imediatamente.
  • Evite os alimentos enlatados, pois a maior parte deles contém muitos conservantes.

Em contrapartida, alguns alimentos ricos em fibras e vitaminas, com antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias podem  ajudar a reduzir a celulite e ainda aceleram o resultado dos tratamentos.

  • Folhas verde-escuras: Aposte em rúcula e espinafre para melhorar a circulação e desintoxicar o organismo. Essas verduras são antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam a evitar o envelhecimento precoce.
  • Oleaginosas: Nozes, castanhas e amêndoas atuam como antioxidante e evitam o surgimento da celulite e ainda contam com a presença do selênio.
  • Água de coco: A água de coco reduz as toxinas que dão origem à celulite. Além disso, equilibra o organismo e traz uma série de benefícios para a saúde como um todo.
  • Maçã: Quando a maçã é ingerida, forma-se um “gel” que retarda a absorção da glicose e dificulta a absorção das gorduras. Além disso, ela ajuda a neutralizar as toxinas do organismo causadoras do incômodo.
  • Salmão, sardinha e atum: Esses peixes são ricos em ômega 3 e em proteínas, ao mesmo tempo em que tem pouca gordura e ajudam a combater a celulite.
  • Abacaxi: O abacaxi é rico em bromelina, uma enzima que age como anti-inflamatório
  • Frutas vermelhas: Riquíssimas em vitamina C e A, elas combatem radicais livres por serem antioxidantes, fortalecem os vasos sanguíneos e diminuem a produção de insulina
  • Chá verde: O chá verdeé famoso pela sua ação antioxidante e diurética, sendo um ótimo aliado no controle da celulite..

 

 

CLÁUDIA KADERLI é nutricionista, especialista em Nutrição Esportiva e Coach em emagrecimento. Sócia proprietária do Espaço ReAl.

Continue Lendo
Propaganda

Mais lidas