Conecte-se Conosco

Cidadania

Autoridades debatem em reunião desdobramento da discussão sobre a destinação do lixo em Nova Serrana

Publicado

em

A Câmara Municipal realizou nessa quinta-feira (19/09), uma reunião com representantes de diversos órgãos públicos, instituições e sociedade, para dar continuidade aos trabalhos que foram iniciados com a audiência pública que tratou sobre a destinação do lixo no município.

A proposta foi aprofundar e tratar de forma mais direcionada os temas abordados que envolvem o lixo urbano, o lixo doméstico e o lixo hospitalar. Dentre os assuntos: criação do Conselho Estratégico do Meio Ambiente; Queimadas;    Aterro Sanitário; Regularização da situação de empresas em relação ao descarte de resíduos; Associação de Catadores de Lixo; Contratação de Fiscais do Meio Ambiente; Ampliação do número de lixeira com coleta seletiva no município; e campanhas de conscientização.

A proposta de criação do conselho visa à integração dos órgãos públicos e sociedade civil organizada na discussão das demandas ambiental, e ao tratar sobre o assunto, foi proposta também a reativação da Aliança Verde.

A instalação desse grupo específico, com ampla representatividade, será feita formalmente já nos próximos encontros.

Outro ponto importante destacado pelos presentes foi a implantação de um número de telefone para que os cidadãos possam fazer a denuncia sobre crimes ambientais e até mesmo incêndios e queimadas.

A coleta de resíduo industrial foi amplamente debatida e, inclusive, foi solicitada a suspensão dessa coleta com recursos do município. Esse tema será analisado com mais cuidado para que se chegue a uma forma de ideal sem que haja prejuízos para o meio ambiente.

Também foi destacada a necessidade de se pensar em melhorias quanto a destinação do resíduo proveniente da construção civil, pois o seu descarte irregular em terrenos baldios causa a degradação ambiental, além da poluição visual no município.

Um consenso dos participantes foi a necessidade de adequação da legislação municipal que trata sobre o meio ambiente como o Código de Obras, Código de Obras e a Lei dos Lotes Sujos para que as ações sejam mais efetivas, não apenas na fiscalização, mas também quanto a prevenção e penalização em casos de crimes contra o meio ambiente em Nova Serrana.

No prazo de 30 dias outro encontro será realizado e, na ocasião, todos os órgãos e setores já apresentarão os avanços para as demandas apresentas.

Estiveram presentes os vereadores Terezinha do Salão (PTB), Remirton (PEN), Willian Barcelos (PTB), Jadir Chanel (MDB), Sandro Moret (PCdoB), Doia Ceará (PCdoB), Valter Faquinha (AVANTE), José Alberto (PDT), Giovani Máximo (MDB). Entre os convidados estiveram Ronaldo Andrade (Sindinova), Pedro Gomes (Credinova), Talhes Gustavo (comandante do C. Bombeiros), Hedy Wilson (Secretaria de Obras), Marco Aurélio de Lacerda (Secretaria de Meio Ambiente), Ezequiel Silas (OAB Nova Serrana), Paulo César da Costa (Comissão de Meio Ambiente da OAB) e Webert de Brito (RECOM Resíduos).

Os vereadores Cabral (PROS), Chiquinho do Planalto (PSD), Ricardo Tobias (PSDB) e Wantuir Paraguai (PSDB) foram representados por seus assessores.

Publicidade
Publicidade

Política