Conecte-se conosco

Educação

Aulas presenciais em Nova Serrana ainda não tem data prevista para retorno

Avatar

Publicados

em

Regressão da microrregião para onda amarela adiará retorno das aulas presenciais nas escolas de Nova Serrana

Apesar do anúncio do Governo de Minas, quanto ao protocolo de retorno das aulas presenciais, e até mesmo a sinalização da Prefeitura de Divinópolis quanto ao retorno das atividades nas escolas no próximo dia 5 de outubro, em Nova Serrana ainda não há uma decisão quanto ao retorno das atividades presenciais nas escolas.

Segundo apurado junto à secretária Municipal de Saúde, Gláucia Sbampato, o retorno das aulas ainda não foi determinado, e com o regresso da região para a onda amarela, do programa minas consciente, limita ainda mais a possibilidade de retorno.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA SERRANA AQUI NO JORNAL O POPULAR

De acordo com Sbampato, já houve o contato por parte da Secretaria Municipal de Educação para uma reunião que visa definir o retorno as atividades presenciais, contudo, diante do regresso para a onda amarela, somente o ensino superior na área da saúde está autorizado a retornar.

“Semana que vem sairá um protocolo, já fomos convocados para uma reunião com a Secretaria Municipal de Educação, mas como regressamos a onda amarela, e segundo determinado no Minas Consciente, somente cursos superiores e ensino técnico da área da saúde podem retornar, então vamos aguardar para que seja realizada a retomada das aulas”, informou a secretária.

Minas Consciente

Conforme prevê o Minas Consciente o retorno das atividades de ensino deve ser encaminhado ao Comitê Extraordinário com a dinâmica de retorno Autorização de funcionamento e reabertura a partir de 5 de outubro.

A autorização não indica uma obrigação de retomada das aulas, mas a autorização para que as escolas sejam abertas e que haja organização por parte das instituições, a partir dos protocolos sanitários disponibilizados pela SES.

Municípios, mesmo em adesão ao Minas Consciente, podem optar por serem mais restritivos com relação às questões de educação.

Regresso para onda amarela

Pelo cenário atual, apenas 10% dos municípios mineiros poderiam autorizar a reabertura das escolas dos ensinos infantil, básico e médio.

Em anúncio do Governo de Minas na última quinta-feira, 24 de setembro, o Comitê da Covid-19 do Estado rebaixou de três macrorregiões, entre elas a Oeste a qual a Nova Serrana faz parte.

O rebaixamento se deu pela piora dos números presenciados no Estado. Na região Oeste, subiu de 36% para 44% a taxa de ocupação de leitos de UTI, e ainda houve aumento de positividade dos exames PCR.

As demais regiões que também regressaram foram a Centro-Sul, onde houve aumento da ocupação de leitos de UTI de 49% para 54%, e no Triângulo Sul, onde também houve aumento dos testes positivos.

Pelo atual cenário somente a macrorregião Norte, que tem 86 municípios, está na onda verde. A situação pode mudar antes do dia 5 de outubro, data prevista para que as escolas comecem a reabrir, pois a reclassificação acontece a cada semana.

Mais lidas