Conecte-se conosco

Corpo de Bombeiros

Atenção: Bombeiros recebem 40 chamados de afogamentos em outubro

Avatar

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros foi acionado pelo menos 40 vezes somente nos 12 primeiros dias deste mês para atender casos de afogamento. O número já quase ultrapassa os registros de setembro quando a corporação foi acionada 49 vezes para atender ocorrências envolvendo afogamentos em lagos, rios, represas, piscinas e cachoeiras.
Segundo a corporação, neste ano, em todo o Estado já foram registrados pelo menos 188 casos de afogamento entre janeiro e agosto. No mesmo período do ano passado, foram 177 casos contabilizados.
No último domingo, 11 de outubro, um homem de 57 anos morreu após se afogar em uma lagoa no Bairro Jaraguá, em Montes Claros, no Norte do Estado. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima nadava com um grupo de amigos quando se afogou.
Os militares conseguiram resgatá-lo em apenas cinco minutos de trabalho, mas o homem não resistiu. O local tinha três metros de profundidade. Ainda de acordo com os bombeiros, uma equipe médica fez os procedimentos de reanimação por várias vezes ainda no local.
Dicas da corporação

– Não entre na água para tentar salvar  outra pessoa. Você pode se transformar em mais uma vítima.

– Sem se aproximar da vítima, tente lançar um galho, uma boia, uma corda ou outro objeto para que ela flutue e possa ser puxada até um local seguro.

– Após a retirada mantenha a pessoa aquecida, sentada se estiver consciente ou deitada lateralmente se inconsciente, até a chegada dos bombeiros.

– Nunca nade sozinho.

– Se ingerir bebida alcóolica não entre na água.

– Permaneça próximo à margem.

– Nunca salte de locais elevados dentro da água.

– Não faça brincadeiras de mau gosto (caldos, trotes, saltos).

Fonte: Por Letícia Fontes – O Tempo

Foto: Imagem Ilustrativa

Mais lidas