Anvisa
Anvisa aprova registro de vacina e de medicamento contra covid-19
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta sexta-feira, 12 de março, a aprovação do primeiro medicamento com indicação em bula para tratamento de pacientes infectados pela covid-19, o antiviral Rendesivir.
A mesma medicação, da biofarmacêutica americana Gilead Sciences, também foi aprovada no ano passado para uso como medicamento oficial para o tratamento da covid-19 pela Food and Drug Administration (FDA), órgão norte-americano equivalente à Anvisa.
Vacina de Oxford
No anúncio, o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da agência, Gustavo Mendes, disse que a Anvisa também concedeu o registro definitivo à vacina da AstraZeneca/Oxford, que já tinha autorização para uso emergencial no país, assim como a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo.
O primeiro imunizante a obter o registro definitivo no Brasil foi o da Pfizer.
Com a liberação, a vacina do consórcio AstraZeneca/Oxford terá uma etapa de produção no Brasil, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A autorização permite que a vacina seja aplicada em maiores de idade.
Desenvolvimento de vacinas
Para ser aprovada, a vacina precisa passar por estágios de desenvolvimento. O estágio inicial é feito em laboratório, com análise do vírus e de moléculas para definição da melhor composição do produto, explica a Anvisa.
Depois, a vacina é testada em animais, que são expostos ao agente causador da doença. Na etapa de estudos clínicos com três fases, são feitos testes em humanos desde que se tenha dados preliminares de segurança e possível eficácia.
Para liberar o registro do imunizante, técnicos especializados da Anvisa revisam todos os documentos para validar a segurança da vacina.
Confira o anúncio:
Fonte: Agência Brasil
Foto: Imagem Ilustrativa
-
Cidade2 dias atrás
Guarda Municipal prende advogado no exercício de sua função com uso de força e inquérito para averiguar irregularidade é instaurado
-
Cidade2 dias atrás
Nova Serrana e todas as demais cidades da macrorregião Oeste seguem na Onda Roxa do Minas Consciente
-
Colunistas1 dia atrás
As mazelas da CPI da pandemia
-
Brasil2 dias atrás
Minas Gerais receberá medicamentos para suprir baixo estoque de sedativos
-
Brasil2 dias atrás
Brasil deve receber mais de 842 mil doses da vacina da Pfizer em junho
-
Economia2 dias atrás
Fiat dará férias coletivas a 1,9 mil funcionários do Polo Automotivo de Betim
-
Câmara Municipal de Nova Serrana21 horas atrás
Copasa deve iniciar ligações de água em Nova Serrana nos próximos dias
-
Cidade19 horas atrás
Prefeitura abre sindicância e afasta de serviços externos Guarda Municipal que prendeu e algemou advogado em Nova Serrana