Conecte-se conosco

Infra-estrutura

Acordo entre prefeitura e imobiliária não atende as necessidades dos moradores de Areias Brancas

Avatar

Publicados

em

Presidente da Associação de moradores de Areias e Areias Brancas utiliza a tribuna da Câmara e dispara: “falar e fazer a fossa é fácil, difícil é fazer a manutenção de uma comunidade inteira”

Na última terça-feira, dia 28 de setembro, a tribuna da Câmara municipal foi utilizada pelo representante da Associação de Moradores dos bairros Areias e Areias Branca, e o foco do seu discurso foi relacionado ao acordo firmado entre a prefeitura de Nova Serrana e a imobiliária Roncalli, empreendedora do loteamento.

Como ponto central do discurso o Sr. Almir de Oliveira Alves, questionou veementemente o posicionamento do executivo e o acordo firmado apontando que as questões relacionadas principalmente ao saneamento básico não irão sanar as necessidades dos moradores.

Segundo o presidente da associação de moradores, com o acordo os moradores da comunidade irão pagar cerca de R$ 3 mil para ter um problema na porta de suas residências. “Vou pagar 3 mil reais para se fazer a fossa mas com a consciência de que estou colocando um problema na porta de minha casa, cada morador está pagando pelo problema. Eles não pensam no dia de amanhã. Apenas que perderam em segunda instancia e foram lá e fizeram o acordo sem ouvir a associação”. Disse Almir de Oliveira.

Divergência sobre estrutura

O representante apontou que é extremamente difícil a situação vivenciada na comunidade, pois vivem sem iluminação, sem saneamento, simplesmente uma água fornecida pela imobiliária e rede elétrica.

A preocupação principal apresentada está relacionada aos rumos que as condições de saneamento básico serão submetidas na comunidade. “Fico chateado com a situação, precisamos tratar primeiro do saneamento, não adianta colocar um asfalto bonito se os moradores não têm onde fazer suas necessidades. O saneamento básico envolve a saúde, o meio ambiente, imagine essas fossas cheias, quem vai fazer a manutenção sendo que nem empresa de sucção tem aqui em Nova Serrana.” pontuou.

Seguindo o pronunciamento Almir questionou justamente a instalação das fossas sépticas, que é o problema central observado pelos moradores. “A principal divergência do acordo firmado é sobre as fossas sépticas. Quero ver se o executivo tem a condição de assumir a sucção, ou os moradores terão que pegar com um baldinho e jogar na porta da prefeitura. Falar e fazer a fossa é fácil, difícil é fazer a manutenção de uma comunidade inteira”, afirmou Almir.

O representante dos moradores ainda disparou afirmando que faltou sensibilidade para que o problema fosse resolvido de outra forma. “Fica a minha indignação, porque poderia ter sido resolvido de outra forma, o prefeito poderia ter feito o acordo com a imobiliária, e quem estava pedindo são os moradores e não a imobiliária. Antes de processarmos a imobiliária tentamos acordo com o Tonho Moreira, tentei com a prefeitura. O empresário estava disposto a ajudar as comunidades, bastava um apoio da prefeitura, mas não tivemos êxito a porta da prefeitura estava sempre fechada para a comunidade”. Disparou.

 Novo tempo

Ainda no uso da tribuna o representante dos moradores apontou que a prefeitura somente fez o acordo com a imobiliária após ter perdido em segunda instancia o processo.

Segundo Almir, hoje o principal pedido dos moradores é que a comunidade seja inserida no slogan da prefeitura, e que eles sejam incluídos no novo tempo de Nova Serrana. “No dia da reunião pedi para que ele nos encaixasse nesse novo tempo que ele prega aqui. Hoje não fazemos parte disso. Como vai assentar a fossa sem ter alguém para fazer a sucção? assim que a imobiliária resolver o problema dela ela vai lavar as suas mãos e ai quem vai nos dar apoio quanto a isso”? Questionou.

Almir ainda apontou que os prefeitos passados não fizeram absolutamente nada quanto aos moradores da comunidade, contudo expôs que as medidas adotadas decepcionaram os moradores, pois não cumprem com as promessas políticas feitas durante a campanha. “Os prefeitos passados não fizeram nada pela comunidade, parabenizo o prefeito por ter iniciado, mas se tivesse feito certo desde o início tudo teria sido esclarecido de forma muito melhor, até mesmo porque foi lá fazer a política e falou que iria arrumar tudo sem falar de acordo com imobiliária”. Disse Almir.

Nova reunião e pensamentos dos vereadores

Por fim o representante dos moradores convidou os vereadores a participarem de uma nova audiência pública que será realizada no dia 18 de outubro a partir das 19h no galpão da dona Edna, entre os temas tratados serão abordados saneamento básico, saúde, segurança, água tratada, meio ambiente e transporte escolar.

Diante do convite o vereador Adair da Impacto (Avante) reforçou que o acordo firmado em juízo deverá ser cumprido. “A Câmara sempre esteve motivada a trabalhar em prol da comunidade, fizemos reuniões, de lá pra cá houve um acordo, o que não foi comunicado oficialmente para a Câmara, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) feito entre o executivo, Ministério Público (MP) e a imobiliária. Acreditamos que esse TAC deve ser cumprido, audiência na comunidade já fizemos, ouvimos a população e a imobiliária. Acredito que não tem problema ter outra audiência, mas como tem acordo firmado cabe então que seja cumprido e para isso tem prazo legal”. Afirmou Adair da Impacto.

Por sua vez o vereador Vantuir Paraguai (PSDB) parabenizou o presidente da associação pelo trabalho, mas afirmou que não tem expectativa de ainda vivo ver a situação da comunidade diferente. “Eu parabenizo o presidente da associação e os moradores da comunidade pelo trabalho incentivo para que continuem na luta. Contudo na minha campanha eu falei que não vou estar vivo para ver a infraestrutura que a comunidade de Areias e Areias Branca merecem. Infelizmente continuo acreditando nisso. Falo de coração não acredito que enquanto eu estiver vivo lá terá a estrutura que o pessoal da comunidade merece. Se dependesse dos vereadores já estaria tudo pronto mas infelizmente não depende de nós”. Finalizou Vantuir Paraguai.

PUBLICIDADE

Continue Lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas