Conecte-se conosco

Administração

Volta às aulas indefinida

Avatar

Publicados

em

Em Assembleia municípios decidem e recomendam volta as aulas após carnaval, Nova Serrana faz estudo de viabilidade para definir inicio do ano letivo e Bom Despacho anuncia volta as aulas e investimento de R$ 240 mil distribuídos entres os pais para compra de material escolar

Após realização de uma assembleia com a presença de aproximadamente 350 prefeitos de municípios mineiros, a Associação Mineira de Municípios (AMM), recomendou que a rede municipal da educação retorne as aulas somente a partir do dia 11 de março, após o período de Carnaval.

De acordo com a recomendação da AMM, o retorno só está condicionado com a quitação integral do Fundeb e do transporte escolar, inclusive da gestão anterior. Caso o pagamento não seja feito, uma nova data pode ser marcada.

É importante ressaltar entretanto, que cada prefeito pode decidir se acata ou não a decisão tomada em votação pela AMM, isso porque a decisão parte de uma deliberação em assembleia, assim sendo as prefeituras não são obrigadas a cumprir o acordo, mas a Associação pede que todos sigam a recomendação.

Segundo o presidente da AMM, Julvan Lacerda, a medida busca economizar os recursos que já estão escassos, adiando os gastos com o transporte escolar e merenda, além de em algumas cidades, com profissionais contratados. Ainda segundo Julvan o adiamento vai dar um fôlego para algumas cidades que já estão sufocadas com a folha de pagamento.

Nova Serrana

Em contato com o executivo municipal, o secretário de gabinete Hudson Bruno, afirmou que por se tratar de uma recomendação ainda não está definido se o municípios irá ou não acatar as indicações da AMM.

Segundo o secretário um estudo está sendo realizado para definição da volta as aulas em Nova Serrana. “O prefeito solicitou a secretária de Educação que realizasse um estudo de viabilidade quanto ao retorno das aulas, a partir dai será definido a data na qual as atividas escolares serão iniciadas em 2019”, disse o secretário.

Bruno no entanto reafirmou que ainda não existe uma previsão. “Ainda não tem uma data prevista, a partir deste estudo será definido o retorno das aulas na rede municipal em Nova Serrana”.

O secretario ainda sinalizou que a rede estadual também não tem previsão de retorno uma vez que a Secretaria Estadual de Educação ainda não emitiu o calendário anual da rede.

Em Bom Despacho aulas começam dia 07

O setor e comunicação da prefeitura de Bom Despacho, emitiu u comunicado informando que o ano letivo da rede municipal de educação inicia já no dia 07 e fevereiro e ainda com a implantação da Base Nacional Curricular. “Este ano teremos muitas novidades. Ofereceremos educação com ainda mais qualidade, igualdade e justiça, com a implantação da Base Nacional Comum Curricular. Nossos educadores farão com que os estudantes desenvolvam competências cognitivas e sócio emocionais, que incluem o exercício da curiosidade intelectual, o uso das tecnologias digitais de comunicação e a valorização da diversidade dos indivíduos”, destaca a secretária interina de Educação, Aparecida Carvalho.

O setor de comunicação informou ainda que a exemplo dos anos anteriores, Prefeitura fornecerá material escolar e distribuirá o Cartão Auxílio Educação entre os pais, para que eles mesmos comprem o material escolar de seus filhos, sendo investidos aproximadamente R$ 240 mil na educação e economia local.

Segundo informado, os cartões serão distribuídos em reunião realizada na segunda semana de fevereiro. As escolas informarão aos pais o dia e horário. “Já os kits poderão ser retirados nas papelarias credenciadas a partir do dia 11 do mesmo mês”, finaliza o subsecretário interino de Educação, Maique Alves.

PUBLICIDADE

Mais lidas