Conecte-se conosco

Minas

Vídeo mostra pavor de criança com incêndio no Norte de Minas

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

Um vídeo que circula nas redes sociais nos últimos dias mostra o desespero de uma criança, moradora da zona rural de Bonito de Minas, no Norte do Estado, com medo de um dos vários incêndios que vêm castigando a região. As informações indicam que o vídeo teria sido gravado no último domingo (12), mas as chamas consomem vastas áreas de vegetação desde o sabádo (11).


“Se vocês conseguirem chegar aqui a tempo, antes desse fogo venham! Por que está muito fogo meu Deus. Eu vou ficar sem casa, gente lá do outro lado vai ficar sem casa pra morar, e aí vai morrer de fome. Manda uma ajuda aí Jesus, manda alguma ajuda”, diz a criança enquanto filma a vegetação queimando.

Confira:

O TEMPO conversou nesta quarta-feira (15) com a prefeita do município, Vânia Cordeiro. Ela confirma que o vídeo emocionante da criança foi gravado em algum povoado da cidade. “Acreditamos que o fogo não tenha chegado até ela, pois até o momento temos dois casos de feridos nos incêndios, que já foram resgatados e identificados. Mas a nossa assistência social já está trabalhando para localizar essa família e auxiliá-la”, garantiu.

Ainda conforme a prefeita, a cidade tem uma área total de 3.911 km², sendo 80% dela correspondente a reservas ambientais. “Estamos vivendo uma das maiores secas dos últimos tempos e uma sucessão de incêndios florestais. Registramos nos últimos dias uma média de três a quatro focos de incêndio por dia. Hoje (quarta) estamos contando com o apoio de brigadistas, do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Corpo de Bombeiros”, detalhou.

Apesar do esforço, o fogo continua castigando principalmente a população da zona rural de Bonito de Minas. “Infelizmente ainda são poucos combatentes para a quantidade e extensão dos incêndios, não só aqui, mas em toda a região de Januária. A cidade conta com apenas um caminhão pipa, que até tentamos usar no combate ao fogo. Mas, para além das queimadas, temos um índice muito alto de pessoas sem água, e precisamos usá-lo para levar água até estas famílias”, lamentou Vânia.

A prefeita lembra ainda que a região conta com muitas veredas que estão sendo prejudicadas. “As nossas belezas naturais estão sofrendo muito com tantas queimadas”, completou a prefeita.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais foi procurado pela reportagem, mas até o momento não deu informações sobre os trabalhos de combate às chamas na região.

Entretanto, segundo a Usina Coruripe – que firmou em julho um Termo de Cooperação Técnica com o Governo de Minas para utilização de uma pista de pouso e decolagem em uma área mantida pela empresa visando o combate a incêndios florestais no Norte de Minas -, nesta quarta-feira aviões já começaram a se abastecer com água no local para auxiliar no combate aos incêndios em Bonito de Minas.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram a situação das queimadas no local. Veja:

Leia mais...
Propaganda

Mais lidas