Governo Estadual
Uso de máscara passa a ser obrigatório em ônibus intermunicipais e metropolitanos de Minas
Passageiros de ônibus intermunicipais e metropolitanos devem, obrigatoriamente, usar máscaras a partir do próximo domingo, dia 10 de maio em Minas. Os motoristas só poderão iniciar ou prosseguir a viagem se todos dentro dos coletivos estiverem com o equipamento de proteção.
A determinação foi definida pelo Comitê Extraordinário da Covid-19, na quarta-feira (6). O controle de embarque e permanência dos passageiro deverá ser feito pelas concessionárias e empresas responsáveis pela prestação dos serviços de transportes coletivos do Estado. A nova regra também será fiscalizada pelas autoridades sanitárias e órgãos de Segurança Pública.
“Esta é mais uma medida importante para a saúde dos usuários. Novamente, a colaboração da população será fundamental para o cumprimento da regra, que traz mais segurança para quem necessita utilizar o transporte público”, destacou Eriênio Souza, superintendente de Transporte Intermunicipal e Metropolitano da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).
A utilização de máscaras já era obrigatória para os funcionários das empresas que operam o transporte coletivo de passageiros, como motoristas e agentes de terminais e estações de transferência, desde 14 de abril.
Belo Horizonte
O uso de máscaras se tornou obrigatório no transporte público coletivo da capital em 22 de abril. A partir de 15 de maio, quem for flagrado sem o equipamento de proteção receberá uma multa de R$ 80. A fiscalização será feita pela Guarda Municipal.
Companhias aéreas adotam medidas e vão exigir uso de máscaras em todos os voos no Brasil
Passageiros da empresa Azul já são obrigados a usar o item de proteção. A partir do dia 10, a Gol também exigirá o uso de máscaras. A regra será adotada pela Latam no dia 11.
Segundo a Gol, um levantamento interno feito pela própria empresa nos últimos dias aponta que 90% dos clientes da companhia já usam máscaras.
Em nota, a Azul afirma que, além desta medida, também disponibilizará em seus voos álcool em gel aos clientes, reforçará a limpeza dos aviões e a medir a temperatura de todos os funcionários da empresa, tanto os tripulantes, quanto aqueles que executarem funções em solo.
“Com tudo isso, vamos ser mais eficazes no combate ao vírus”, afirma Jason Ward, vice-presidente de Pessoas e Clientes da Azul.
A Latam informou que o uso de máscaras em seus voos só não será obrigatório para menores de 11 anos e passageiros com doenças que possam apresentar outras crises em decorrência do uso do item de proteção, desde que apresentem laudo que possa comprovar a condição.
A empresa diz, também, que adaptou parte de sua operação de manutenção no Brasil e no Chile para a produção de máscaras. E recomenda a seus clientes fazerem o checkin online, pelo site ou aplicativo, além de optar pelo uso do cartão de embarque em formato digital para evitar contatos com as máquinas disponíveis nos aeroportos.
Uso de máscaras todo tempo
Projeto de lei que tramita na Câmara Federal quer estender a todo o território nacional o uso de máscara enquanto durar o estado de calamidade pública decretado por causa da pandemia do coronavírus.
De autoria do deputado Luciano Ducci (PSB-PR), o projeto prevê que a população utilize o equipamento nas vias públicas, no transporte público coletivo, nos estabelecimentos industriais e comerciais.
A fiscalização, segundo o texto do projeto, ficará sob a responsabilidade das administrações estaduais e municipais que poderão, inclusive, aplicar multa aos infratores.
Para valer, o projeto terá de ser aprovado na Câmara e seguir para votação no Senado.
Fonte: Hoje em dia/O Tempo Foto: Imagem ilustrativa Web / jornal * bragança
Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp
Clique aqui e siga-nos no instagram
Clique aqui e siga-nos no facebook
JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER