Conecte-se conosco

Saúde

Unidades Avançadas do SAMU no Centro-Oeste recebem aparelhos de ultrassom portáteis

Publicados

em

As Unidades de Suporte Avançado (USA) do SAMU Oeste acabam de receber novos equipamentos que tornaram o atendimento mais eficiente.

Segundo o setor de comunicação do SAMU, as sete USA’s da região Centro-Oeste já estão equipadas com os aparelhos de ultrassom portátil.

Conforme informado, os equipamentos foram adquiridos com recursos do CIS-URG Oeste com o intuito de agregar tecnologia no atendimento pré-hospitalar.

Em cada uma das unidades dois tipos do equipamento foram instalados. Um é o ultrassom convexo que tem maior profundidade e é utilizado em urgências obstétricas, exames abdominais completos, entre outros. Já o segundo aparelho é o ultrassom linear, que é indicado para punções, tireoide, músculos entre outros exames.

A principal finalidade dos equipamentos é a maior agilidade no atendimento uma vez que diante da necessidade os ultrassons permitem a realização dos exames fora do ambiente hospitalar.

Para utilização dos equipamentos durante os meses de agosto e setembro os médicos e profissionais que atuam nas USA’s receberam treinamento especifico para o atendimento e manuseio.

Para o cirurgião cardiovascular e médico do SAMU Rogério Barbieri Sichieri, a chegada desses aparelhos agiliza atendimentos e propicia eficiência em diagnósticos. “O exame pode ser feito em qualquer lugar e o ultrassom vem trazer essa rapidez pra nós e certeza no diagnóstico. Com isso a gente pode ser mais invasivos se necessário e mais rápido na conduta, podendo salvar vidas de forma mais efetiva”, afirma.

Já para Marco Aurélio Lobão, diretor técnico do SAMU, a aquisição desses aparelhos é um diferencial do SAMU Oeste, pois poucos serviços de pré-hospitalar têm esse equipamento que muito colabora com os atendimentos. “Em várias situações, a gente precisa definir se a condição daquele paciente que se encontra, por exemplo, com suspeita de hemorragia interna, se ela está acontecendo e possibilita que a gente encaminhe este paciente para o local mais adequado. É um princípio do SAMU não apenas transportar para o lugar mais próximo, mas que seja o lugar mais próximo com os recursos adequados”, finaliza.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas