Conecte-se conosco

Colunistas

Uma cidade que cresce muito!

Rido de Oliveira

Publicados

em

Nossa amada Nova Serrana atingiu segundo o último levantamento do IBGE a marca de 102.698 habitantes, um número bastante significativo se levarmos em conta que há pouco menos de 20 anos, tínhamos menos da metade dessa população.

Já no penúltimo levantamento feito pelo IBGE a cidade alcançara o posto de segunda maior da região centro-oeste do estado, perdendo apenas para a vizinha cidade de Divinópolis, o que sem dúvida se compararmos com outras cidades da região, que possuem dezenas e até centenas de anos de existência a mais do que Nova Serrana, a questão torna-se um feito extraordinário.

O fôlego de Nova Serrana para o crescimento não tem diminuído, mesmo diante das diversas crises enfrentadas pela economia nacional e que atingem por óbvio o setor calçadista, motor principal e fundamental de nossa economia municipal.

De fato temos notado uma pequena diversificação da economia local com outras atividades, como a construção civil, o comércio, mas todas elas alicerçadas no setor calçadista.

Há quem aplauda esse crescimento, vendo nele grandes vantagens para a cidade, visto que o crescimento por óbvio pode trazer desenvolvimento, mas há também quem se ressinta com o crescimento, saudosos do tempo em que a cidade era pequeninha, com seus cerca de 20 mil ou 30 mil habitantes. É óbvio que o crescimento traz benefícios e problemas, principalmente quando esse crescimento é muito rápido.

São diversos os benefícios e também os problemas do crescimento. Entre os benefícios podemos citar a expansão do comércio, no número de atrações como bares, restaurantes e casas de show. Há também expansão na área da saúde, como a construção do novo hospital Santa Mônica que promete ser um dos maiores da região, enfim, com certeza existem diversos outros benefícios. Em termos de problemas encontramos a violência que tem dado grandes sinais de diminuição, visto o belo trabalho feito pelas autoridades competentes, a saturação das vias de trânsito, a dificuldade das instituições de acompanhar o crescimento na velocidade que ele acontece e por óbvio diversos outros podem ser apontados.

Fato é que Nova Serrana é uma cidade que cresce muito se comparada com as demais da região centro-oeste ou mesmo com a maioria das cidades brasileiras. Tal crescimento como apontado, traz benefícios e malefícios, mas não há como fugir desse crescimento, é uma característica de nossa cidade diante da fama de grande geradora de empregos, graças à nossa vocação para a fabricação de calçados.

De resto, entendo que temos muito que comemorar, temos muito a agradecer à nossa querida Nova Serrana que a tantos acolhe, que a tantos gera emprego e renda. Sou daqueles que não admite que falem mal de Nova Serrana, todos possuem o direito de ir e vir, podem buscar lugar melhor para viver quando bem quiserem. Nossa terrinha calçadista deve ser amada, respeitada e elogiada todos os dias, ainda que tenhamos diversos problemas e qual cidade desse país não tem?

RILDO DE OLIVEIRA E SILVA é advogado desde 2002, formado pela fadom – Faculdade de Direito do Oeste de Minas, possui o escritório de advocacia Rildo de Oliveira e Silva & Advogados Associados. É também escritor nas horas vagas, tendo publicado o livro do gênero romance de nome “Letras Mortais”. Atualmente ocupa o cargo comissionado de procurador adjunto do município de Nova Serrana

Continue Lendo
Propaganda

Mais lidas