Saúde
Trabalhador poderá faltar ao serviço para se vacinar, aprova comissão do Senado

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (8), o projeto do senador Jaques Wagner (PT-BA) que permite ao trabalhador ausentar-se do trabalho uma vez por ano para se vacinar, para vacinar dependentes menores de idade ou maiores de idade que tenham alguma deficiência (PcD). O projeto seguirá para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para análise pelo Plenário do Senado. Com informações de Hoje em Dia.
A relatora foi a senadora Teresa Leitão (PT-PE), para quem “a vacinação talvez seja a política pública mais bem-sucedida da história da humanidade”.
“Talvez o maior exemplo disso seja a varíola, uma doença que acompanhava a humanidade desde sua origem. Foram encontrados sinais de varíola em múmias egípcias de mais de 4 mil anos de idade. Uma doença incapacitante, que chegou a ser a causa de 1/3 dos casos de cegueira em todo o mundo, e mortal. Estima-se que, em seus últimos 100 anos de existência, tenha matado mais de 500 milhões de pessoas. Mas o esforço vacinal coordenado levou à redução rápida da ocorrência de varíola, e já em 1980 essa doença foi considerada erradicada”, disse Teresa.
A relatora acrescentou que o sucesso da vacinação também é evidente no que tange a outras doenças como a poliomielite e a difteria, “que quase desapareceram”. Também foi muito bem-sucedida, de acordo com a senadora, contra a febre amarela, o sarampo e o tétano.
“Estima-se que só a vacinação contra o sarampo evitou mais de 25 milhões de mortes desde o ano 2000, principalmente de crianças. Mas apesar desse sucesso, a cobertura vacinal em relação a algumas doenças, no Brasil, tem caído. A falsa crença de que as vacinas não seriam necessárias leva muitas pessoas a negligenciarem a própria vacinação e, ainda pior, a dos filhos. A difusão de mentiras sobre as vacinas tem tornado grave a queda da cobertura”, lamentou a senadora.
Na justificativa, Jaques Wagner acrescenta ainda a vantagem econômica, uma vez que a vacinação é “extremamente vantajosa na relação custo-benefício, pois propicia a redução dos custos sociais e financeiros do tratamento de uma série de doenças”.

-
Loterias2 dias atrás
Mega-Sena: Cinco apostas em Minas acertam a quina e ganham até R$ 98 mil
-
Minas2 dias atrás
Passageiro de 30 anos é preso com cinco quilos de cocaína no Aeroporto de Confins
-
Esportes2 dias atrás
Veja como foi a chegada do Cruzeiro a Goiânia para ‘decisão’ com Goiás
-
Nova Serrana2 dias atrás
Polícia Militar recupera motocicleta furtada em Nova Serrana
-
Saúde2 dias atrás
Minas Gerais tem a maior taxa de internação por câncer de próstata no Brasil
-
Internacional2 dias atrás
Alerta: OMS quer respostas da China sobre pneumonia misteriosa
-
Horóscopo2 dias atrás
Horóscopo 2023: confira a previsão de hoje (27/11) para seu signo
-
Esportes2 dias atrás
Técnico do América avalia derrota para Flamengo e diz que psicológico ‘está pesando’