Conecte-se conosco

Nova Serrana

Tempestade em Nova Serrana: secretário de obras fala sobre estragos das chuvas e atuação do executivo

Publicados

em

A Prefeitura de Nova Serrana, se mobilizou desde o último domingo (07/11), para atuar frente aos impactos e danos causados pelas chuvas que atingiram a cidade. Segundo informado pela Defesa Civil, foram cerca de 8 mm de chuvas em pouco mais de uma hora.


Diante dos estrados causados na cidade, o secretário Municipal de Obras, Hedy Wilson, informou que desde domingo, a gestão já iniciou as ações, para atendimento das famílias em situação de risco, por meio da defesa civil, e desobstrução das ruas que ficam interditadas com a queda de árvores.

“Ontem a Defesa Civil concentrou nas famílias atingidas nos pontos de alagamento que foram principalmente no São Geraldo e no Veredas e a secretaria de obras concentrou na situação das oito árvores que caíram nas avenidas. O caso mais grave foi em frente a elétrica opção, que obstruiu toda a via e conseguimos fazer a desobstrução ainda no domingo. Outras árvores tanto no bairro Novo Horizonte quanto no Mariana Martins, na subida para o Batalhão da Polícia Militar e no Maria Luíza, na rua José João Rodrigues conseguimos fazer a desobstrução”.

Seguindo, Hedy ressaltou que “quanto a estragos nas ruas, tivemos alguns danos já registrados. Já começamos a fazer tanto limpeza quanto reparo. Hoje pela manhã mobilizamos todas as equipes, tanto de limpeza quanto de outros serviços para limpar a cidade para a população”.

O secretário também ressaltou que “para realizar a limpeza da cidade estão empenhados seis caminhões básculas, quatro caminhões de carroceria e três retro escavadeiras”.

Obras para contenção das chuvas

O município de Nova Serrana vem sofrendo nos últimos anos com problemas relacionados a fortes chuvas que atingem o município e obras de contenção foram previstas pela gestão.

Diante disso este Popular, questionou o secretário sobre o andamento das obras das bacias de contenção das chuvas e outras ações necessárias na cidade.

Segundo Hedy Wilson, duas obras já foram concluídas e tiveram impacto direto para que os danos não fossem ainda maiores.

“Com relação as bacias de retenção de cheias, conseguimos ainda fazer somente o piscinão no alto da pista de cooper, que deu uma diminuída considerável na amortização das chuvas. Vale também ressaltar que a obra realizada pela Prefeitura atrás do Araguaia, também diminuiu bastante a incidência da força da água na área central, então é darmos continuidade as estes trabalhos de contenção, o que será a solução, não definitiva, porque a cidade está sempre mudando, mas vai ajudar a diminuir os impactos das enchentes no município e Nova Serrana”.

O secretário finalizou suas considerações apontando outras obras que necessitam ser realizadas e já estão em fase de elaboração de projeto.

“Duas obras importantes precisam de serem feitas, uma a esquerda da pista do cooper no bairro Dona Zeli, e a outra no auto do Bairro Veredas. Estas são obras de grande quantia financeira, estamos atualizando estes projetos, para que passamos calcular a bacia necessária que deve ser feita para minimizar o efeito destas chuvas”.

Veja alguns vídeos compartilhados em redes sociais das chuvas que atingiram Nova Serrana

Mais lidas