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Nova Serrana

Sebrae Minas conclui 1º projeto de transformação digital em Nova Serrana

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De agosto a dezembro de 2021, cinco empresas do ramo calçadista de Nova Serrana participaram do projeto piloto do Sebrae Minas Vendas On-line — Uma Solução Necessária, que tinha por objetivo a transformação digital das indústrias, com foco no desenvolvimento de uma estratégia de e-commerce. O programa foi encerrado no último dia 10, após a aplicação de mais de 400 horas de capacitações distribuídas entre os participantes.

O projeto foi conduzido pelo consultor do Sebrae Minas Vitor Barbieratto, que focou na presença digital das empresas. “As pessoas estão com os celulares nas mãos, prontas para comprar de forma on-line. Por isso, as empresas precisam se preparar o quanto antes para a atuação digital, para que tenham uma presença adequada.”

Dividido em três etapas, o projeto começou com um workshop on-line de apresentação do projeto. A segunda fase focou na conexão entre as empresas e a estratégia que seria construída a partir de um diagnóstico. Esse trabalho foi aplicado durante nove horas em cada instituição, distribuídas em três encontros de consultorias presenciais e individuais. Na etapa final, cada empresa recebeu 71 horas de atendimento virtual, que abordou diversos assuntos relacionados à transformação digital.

A capacitação abordou temas como: planejamento de vendas digitais de calçados, estudo de mercado, posicionamento e métricas para gestão de loja virtual, inteligência em marketing digital, tráfego orgânico, gestão de conteúdo, atendimento e relacionamento, geração de conteúdo para vendas on-line de calçados, algoritmos, postagens e design gráficos para redes sociais, métricas, plano de investimentos, gestão de tráfego patrocinado e relatórios de acompanhamentos.

Impactando negócios

Ana Cláudia Vasconcelos é proprietária da empresa de calçados Escarlata e foi uma das participantes do projeto. Há algum tempo já tentava comercializar seus produtos on-line. “Eu e minha equipe já pensávamos em abrir um e-commerce, mas como não tínhamos muito conhecimento sobre o assunto investimos em uma plataforma que não se adequava aos nossos objetivos. Depois de participar desse projeto do Sebrae Minas, fomos orientados sobre todos os detalhes e processos necessários para a estruturação de um site que atendesse nossas expectativas”, conta.

O resultado a surpreendeu. “Cerca de 45 dias após o início das consultorias, cheguei a vender 80 pares de calçados em um único fim de semana. Antes disso, a média era de cinco pares vendidos pelo site durante a semana. A demanda cresceu tanto, que precisei me organizar para atender aos pedidos”, afirma.

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