Conecte-se conosco

Colunistas

Rede de vizinhos em segurança

Wellington Pimenta

Publicados

em

Se falando de segurança pública, vários procedimentos e projetos são criados, articulados e buscam melhorar as condições de segurança de toda a população.

Nesta perspectiva foram criadas as chamadas redes, buscando união da população em prol da segurança de todos. Redes de vizinhos em segurança, de comércio em segurança e daí por diante. Projetos que por determinados fatos demonstram o sucesso alcançado.

Recentemente aconteceu um fato muito interessante que poucas pessoas tomaram conhecimento. Era um domingo à noite, por volta das 20:30 horas, um morador chega no prédio onde mora e ao entrar em sua garagem notou a presença de dois indivíduos estranhos e suspeitos nas proximidades. Então acionou seus vizinhos através da “Rede de Vizinhos em Segurança”. Momento que todos se voltaram para tal acontecimento, afinal tratava-se da segurança de todos os moradores daquele prédio e das moradias vizinhas.

Todos imbuídos do sentimento de proteger um ao outro, passaram a monitorar os indivíduos sem se deixarem serem percebidos. As comunicações foram precisas e objetivas, o que em poucos instantes chamou a atenção da Policia Militar através do PM que participa do grupo, que tomou conhecimento e devido a precisão das comunicações, as características, as roupas, em menos de dez minutos os indivíduos foram localizados, abordados e presos por porte de duas armas de fogo.

Neste acorrido fato, houve êxito de todos os moradores que se uniram em prol do bem comum utilizando a rede de Vizinhos em Segurança, confiaram na ação da PM que agiu com rapidez e confiabilidade nas informações passadas.

Aqui chamamos a atenção para este projeto que pode ser instalado em qualquer bairro da cidade.  A Rede de vizinhos em segurança utiliza da tecnologia e a cultura da rede social que não cessa as comunicações, porém com mensagens objetivas e não com aquelas obsoletas, como, piadas, figurinhas de Bom dia, Boa tarde e Boa noite, etc.

É um vizinho protegendo o outro. Não quer dizer que você vai se intrometer na vida do vizinho, pelo contrário, você e seu vizinho se protegem. Se inteiraram das coisas um do outro, horário que sai, horário que chega, qual o carro, certos costumes e etc. porque sempre que algo estranho acontecer, você terá conhecimento e condições de acionar os demais vizinhos.

O projeto é muitos simples e eficaz. Este fato narrado e real é um claro e importante exemplo. Em todos os grupos da Rede, existe um Policial fazendo parte e orientando.  Caso seu bairro tenha interesse, entre em contato com a PM ou utilize o Consep que poderá articular com a PM e fazer isto no seu bairro.

Este Projeto é sucesso e colabora com eficiência para a diminuição de crimes e a proteção da população de bem. Para a REDE DE VIZINHOS EM SEGURANCA. Eu presto a minha continência.

WELLINGTON LINO PIMENTA é natural de Bom Despacho-MG, Sargento da reserva da Polícia Militar, residente em Nova Serrana há 33 anos, ferrenho defensor do meio ambiente, escritor, autor de 5 livros ainda não publicados; trabalhou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, católico estudou por 4 anos o curso de teologia para leigo.Atualmente colabora na divulgação e mobilização no Consep - Conselho Comunitário de Segurança Pública .

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas