Conecte-se conosco

Saúde

Projeto de Lei sugere obrigatoriedade do Teste da Linguinha em Nova Serrana

Avatar

Publicados

em

Na última reunião ordinária da Câmara de Nova Serrana, o vereador Valdir Mecânico (PCdoB) deu entrada em mais um projeto de lei relacionado à saúde do município, e dessa vez o objetivo do legislador é garantir mais uma exame preventivo para as crianças recém nascidas em Nova Serrana.

De acordo com o vereador após consultar a viabilidade junto com a Secretária Municipal de Saúde, foi dada a entrada na Câmara de Nova Serrana, o projeto de lei que institui obrigatória a realização do Teste da Linguinha.

Atualmente o exame é realizado apenas quando os pais solicitam o mesmo. E conforme pontuado sua realização pode diagnosticar uma situação simples que pode gerar vários problemas para a criança, variando de dificuldades na fala até relacionadas à nutrição e baixa imunidade.

Segundo Valdir Mecânico “esse projeto tive a preocupação de entrar em contato com a secretaria para saber se já existe o texto no município. O teste da linguinha é mais um exame que pode diagnosticar a presença de língua presa, o que pode comprometer o sugar na amamentação e até mesmo o falar. Com esse projeto o município fica obrigado a fazer esse teste”. Afirmou o vereador.

Valdir afirma que sua filha fez o teste e evitou que a mesma viesse a ter esses problemas e ainda, pediu sensibilidade ao prefeito para que sancione a lei. “Conto com a colaboração dos pais, dos vereadores para aprovarem essa importante pauta e principalmente do prefeito que sancione a lei quando aprovada.” Finalizou o vereador.

 Teste da linguinha

O teste da linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar.

A realização do teste da linguinha é feito no bebê para identificar alterações no frênulo lingual, uma pequena membrana que fica embaixo da língua e a conecta com o assoalho da boca. Essa avaliação serve para diagnosticar a língua presa, um problema que não prejudica apenas a fala.

Segundo Roberta Martinelli, fonoaudióloga e autora do teste da linguinha, “a língua presa limita os movimentos da língua durante a sucção e deglutição, que pode levar ao desmame precoce”, diz.

Roberta explica que por fazerem muito esforço para mamar, os bebês com língua presa acabam gastando energia, o que pode levar à dificuldade para ganhar peso, além de aumentar o risco de machucar o mamilo da mãe. “Normalmente as mães começam a achar que o leite é fraco e acabam introduzindo a mamadeira. Elas também relatam ferimentos e muita dor nos mamilos”, diz a especialista.

Na introdução da papinha, os bebês com língua presa podem apresentar dificuldade para engolir e até sofrer engasgos. Quando começam a mastigar, os alimentos mais sólidos e fibrosos passam a ser um verdadeiro desafio para eles. “No caso da carne vermelha, por exemplo, eles acabam a cuspindo no final por dificuldade de ingerir”, disse a autoria do teste da linguinha Roberta Martinelli.

Mais lidas