Saúde
Programa Mais Médicos: brasileiros devem se apresentar a partir de hoje
Profissionais com registro no Brasil inscritos na segunda chamada do Programa Mais Médicos devem se apresentar a partir de hoje (7) aos municípios. De acordo com o Ministério da Saúde, o prazo vai até a próxima quinta-feira (10).
Médicos que decidirem não comparecer mais às atividades devem informar ao município onde trabalharia, que fica encarregado de comunicar a desistência ao governo federal.
Segundo o Ministério da Saúde, candidatos que desistirem dos postos terão as vagas colocadas de volta ao edital do Mais Médicos. O sistema será atualizado com as vagas disponíveis para os profissionais formados no exterior.
A previsão é que a lista de médicos brasileiros homologados que deram início às atividades seja publicada no próximo dia 14.
A seleção
O ministério lançou, desde novembro, editais para a substituição de 8.517 cubanos que atuavam em 2.824 municípios e 34 distritos sanitários especiais indígenas (DSEI). Inicialmente, concorreram apenas médicos brasileiros com registro no país. Um novo edital, em andamento, seleciona também profissionais formados no exterior.
Novo ministro
Ao assumir o comando da pasta, o médico Luiz Henrique Mandetta disse, na última quarta-feira (2), que pretende revisar o Mais Médicos e rebateu a afirmação de que faltam profissionais no Brasil. Segundo ele, o país conta com aproximadamente 320 faculdades de medicina e 26 mil médicos graduados em 2018, com previsão de aumento desse contingente em 10% ao ano até chegar a 35 mil profissionais formados.
“Quem forma essa quantidade toda de profissionais? Muitos deles endividados pelo Fies [Fundo de Financiamento Estudantil] e muitos formados em escola pública. Não temos uma proposta ou política de indução para que eles venham para o sistema público de saúde.”
Nova Serrana
Nossa redação entrou em contato com a secretária Municipal de Saúde, Gláucia Sbampato, que informou a nossa equipe que o município não conta com nenhum profissional do programa Mais Médicos.
Contudo de acordo com informações apuradas no Centro-Oeste Mineiro, as cidades de Carmo do Cajuru, Divinópolis e Itapecerica contam com profissionais do programa Mais Médicos.
Fonte: Agencia Brasil
-
Economia1 dia atrás
Aumento da gasolina também causa impacto no preço do etanol
-
Minas1 dia atrás
Uma em cada quatro cidades de Minas tem toque de recolher para conter Covid
-
Pandemia1 dia atrás
Mortes por Covid-19 crescem 22% e Brasil vive pior semana da pandemia
-
Cidade11 horas atrás
PM desencadeia operação 5º mandamento e cinco suspeitos de tráfico são presos em Nova Serrana e Pitangui
-
Minas1 dia atrás
Comandante do policiamento em Patos de Minas morre vítima da Covid-19
-
Economia1 dia atrás
ONU: 931 milhões de toneladas de alimentos foram para o lixo em 2019
-
Curiosidade9 horas atrás
Piloto resgatado após 36 dias no meio da mata diz que sobreviveu com caça e água da chuva
-
Cidade10 horas atrás
Suspeito de homicídio em Araguari é preso pela Polícia Militar em Igaratinga
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar