Conecte-se conosco

Colunistas

Problemas ao não ouvir sua equipe!

Dênio Benfica

Publicados

em

Um dos maiores erros que o gestor pode cometer é não ouvir sua equipe. Empresas onde as decisões são centralizadas tem alto índice de insatisfação, falta de engajamento dos colaboradores, baixa produtividade e demora na tomada de decisões.

O maior ativo, fonte geradora de recursos de uma empresa é o seu capital intelectual, são os colaboradores da sua organização. Quando mais você investir no desenvolvimento intelectual do seu time, mais eles trarão retorno para seu negócio.

Pois são as pessoas que cuidam da empresa, são as pessoas que cuidam e manuseiam os equipamentos, são as pessoas que desenvolvem os produtos, são as pessoas que produzem os produtos, são as pessoas que atende e cuida dos clientes. Quero trazer algumas reflexões para você:

  • Quem mais entende de um processo ou de um setor do que quem esta na execução e está ali todos os dias?
  • Quando você como gestor vai tomar uma decisão, você consulta seus líderes e colaboradores?
  • Você consulta seu time de vendas?
  • Ou as decisões são centralizadas no gestor?

Duas das necessidades básicas profissionais dos seres humanos é se sentir pertencente ao grupo e ser reconhecido (notado e amado). Se você é gestor e não faz uma gestão participativa, não envolve e nem consulta seus colaboradores para tomar decisões, você está cometendo um grande erro, está deixando informações importantes sem ser consultadas.

Além disso, sua equipe pode se sentir subutilizada, você pode acabar frustrando o time, sem dar espaço, sem dar oportunidade para as pessoas se manifestarem. Vejo em algumas empresas programas de recompensas para funcionários que dão ideias que geram benefícios para o negócio.

Quando a ideia é aplicada, o dono da ideia é reconhecido e recompensado pela mesma. Mas vejo também empresas onde os colaboradores querem contribuir, dão ideias, sugerem ações e os gestores não dão a mínima para as sugestões. Isso acaba desestimulando as pessoas. Elas passam a fazer apenas aquilo que são pagas para fazer, elas são procuram ir além, elas não se empenham ao seu máximo, pois possuem um sentimento de não serem ouvidas.

Então se você é gestor, se liga nessas dicas, se liga no seu time e dê voz ativa para sua equipe, traga seus funcionários para seu lado, use todo potencial deles a seu favor e a favor do seu negócio, transforme todo potencial em potência e decole sua empresa!

Teve algum insight lendo este artigo? Compartilhe-o comigo @deniobenfica

Sou Dênio Benfica, especialista em soluções criativas para gestão de negócios.

(37) 99145-9936. Nos vemos no próximo artigo. Até lá.

Clique aqui e faça parte de nosso grupo de whatsapp

Clique aqui e siga-nos no instagram

Clique aqui e siga-nos no facebook

JORNAL O POPULAR – A NOTÍCIA COM DEVE SER

DÊNIO BENFICA é especialista em Soluções Criativas para Gestão de Negócios

Mais lidas