Conecte-se conosco

Cidadania

Prefeitura realiza novo LIRAa será entre os dias 14 e 18 de outubro

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

A prefeitura de Nova Serrana, por meio da secretaria Municipal de Saúde, realizará entre os dias 14 e 18 de outubro o quarto Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2019.


O LIRAa institui um relatório que serve para nortear a elaboração de estratégias de combate à Dengue no município.

Vale lembra que na última mostra, realizada em agosto, o resultado foi de 0,7%, índice abaixo do tolerado pelo ministério da Saúde e que refletiu o intenso trabalho do setor de Endemias.

Os números obtidos no último LIRAa representaram uma significativa queda com relação aos focos de proliferação do Aedes Aegypti, sendo os dois primeiros relatórios do ano obtiveram resultados 4,7% e 4,2%, em janeiro e maio respectivamente, apontando assim um risco alto de infestação.

É importante ainda ressaltar que Nova Serrana é a cidade do Centro-Oeste mineiro com maior número de casos de dengue notificados. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) a capital do calçado contabiliza 4.486 casos suspeitos registrados em 2019. Ainda conforme informado uma morte foi confirmada na cidade.

Por fim vale ressaltar que com a chegada das chuvas de verão e o tempo quente a possibilidade de aumentar os focos de proliferação do mosquito é ainda maior, o que então aumenta o sinal de alerta por parte da população e das autoridades quanto ao combate ao mosquito transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e a febre amarela.

Mais lidas