Conecte-se conosco

Colunistas

Por que o metabolismo fica mais lento?

Mariele Lacerda

Publicados

em

A velocidade motora do corpo e o número de calorias que são queimadas ao longo de um dia são determinados pelos músculos. Eles se enquadram na categoria do “se não usar, atrofia”. Como a tendência é termos uma vida menos ativa à medida que envelhecemos, nossos músculos se atrofiam e, como resultado, o metabolismo e a queima de calorias ficam mais lentos. Pesquisas mostram que o impacto das mudanças hormonais relacionadas à idade é muito menor do que o impacto da perda de massa muscular provocada pela falta de uso.

Mesmo que seu peso permaneça inalterado, ao envelhecer, a quantidade de gordura e músculo do seu corpo muda significativamente. Isso não é provocado pelo envelhecimento em si, mas, à medida que a idade avança, há uma tendência a ter mais gordura corporal e menos massa muscular magra. Um estudo publicado no periódico americano Nutrition demonstrou uma nítida associação entre atividade física e composição corporal.  As pessoas que eram fisicamente mais ativas e que praticavam mais atividade no dia a dia possuíam mais músculos. O estudo revelou também que o peso e a gordura corporal aumentam com a idade.

Qualquer ganho de peso durante a idade adulta, provavelmente se transformará em gordura, justamente porque as pessoas não são suficientemente ativas o bastante para desenvolverem massa muscular. Alguns estudos sugerem que, aos 55 anos o indivíduo terá acrescentado 16,8 quilos de gordura ao longo da idade adulta.

A forma mais saudável de revertermos essa situação é que com uma rotina regular de atividade física aliada a um treinamento de força destinado a desenvolver os músculos para retardar a perda de massa muscular e ajudar a manter um metabolismo mais acelerado.  Portanto você não está predestinado a perder massa muscular e acumular gordura com o avançar da idade, está em suas mãos se entregar ou reagir!

MARIELE LACERDA é nutricionista, Pós Graduada em Nutrição Clinica, Funcional e Fitoterápicos. Sócia proprietária do Espaço ReAl.

Continue Lendo
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

Mais lidas