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Polícia Civil de Minas alerta para ‘fake news’ sobre carteira de identidade

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(Reprodução/Gov.br)

Quem cria e quem compartilha notícias falsas está sujeito à responsabilização penal

A Polícia Civil de Minas emitiu, nesta terça-feira (4), um alerta à população a respeito da disseminação de notícias falsas sobre a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Especialmente a que “informa” que a gratuidade para emissão da primeira via da CIN é garantida apenas para este ano. O que não é verdade, já que não há prazo para que este serviço seja encerrado. Com informações de Hoje em Dia.

“Notícias dessa natureza não são verdadeiras. A primeira via da CIN é gratuita para qualquer cidadão, a qualquer tempo, não havendo necessidade de urgência para requerê-la. O modelo anterior da carteira de identidade terá validade até 23 de fevereiro de 2032”, esclarece a delegada Danielle Aguiar, coordenadora da Divisão de Datiloscopia do Instituto de Identificação da Polícia Civil de Minas.

Desde janeiro deste ano, já foram emitidas mais de 400 mil unidades do documento em todo o Estado, em Postos de Identificação e Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

A diretora do Instituto de Identificação, delegada Adriana de Barros Monteiro, acrescenta que a criação e o compartilhamento de notícias falsas como essa, além de estarem sujeitos à responsabilização penal, configuram enorme prejuízo ao serviço público.

“Desde a implementação da CIN em Minas Gerais a Polícia Civil tem trabalhado dia e noite para garantir o acesso de todos os cidadãos a esse importante serviço. O aumento no volume de pedidos a partir de um falso alarme, contudo, pode desfavorecer aqueles que de fato necessitam com urgência do documento”, ressalta Monteiro, frisando que as informações oficiais devem ser obtidas nos sites da Polícia Civil de Minas (www.policiacivil.mg.gov.br/site-pc) e da Seplag-MG (www.planejamento.mg.gov.br), além do Portal MG (www.mg.gov.br).

É possível emitir o documento nos postos do Instituto de Identificação em Minas Gerais e, também, nas 42 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

“São liberadas 5.800 vagas para emissão das carteiras de identidade nas UAIs diariamente, e estamos trabalhando, em conjunto com a Polícia Civil, para ampliar a capacidade de atendimento. Nos casos de urgência, o cidadão pode encaminhar um Fale Conosco no Portal MG, informando o motivo da urgência e anexando documentação que comprove, para que a UAI verifique a possibilidade do agendamento em caráter emergencial”, explica o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.

Para obter a Carteira de Identidade Nacional e tirar dúvidas, acesse www.mg.gov.br/servico/obter-carteira-de-identidade-nacional

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