Conecte-se conosco

Justiça

PF deflagra Operação Anilha para combater crimes ambientais em Perdigão

Avatar

Publicados

em

A Polícia Federal (PF) deflagrou na última quinta-feira, dia 06 de agosto, com o apoio da Polícia Militar Ambiental e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a “Operação Anilha”, para combater crimes ambientais.

Segundo informado, a PF representou por seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de Divinópolis, todos cumpridos na cidade de Perdigão. Durante o cumprimento dos mandados, foram encontrados pássaros silvestres sem anilhas ou com anilhas adulteradas.

As investigações, que tiveram início no final de 2019, identificaram que criadores de passeriformes estariam adquirindo pássaros clandestinamente, adulterando ou falsificando anilhas e efetuando lançamentos no Sistema de Gestão de Criadores de Passeriformes Silvestres (SISPASS), para dar aparência de legalidade a essas transações. O SISPASS é gerido pelo IBAMA.

Os animais apreendidos ficarão aos cuidados do IBAMA. Os responsáveis pelas adulterações foram conduzidos à Delegacia Regional de Polícia Federal em Divinópolis, para os procedimentos legais. Os envolvidos responderão pelos crimes de falsificação de selo ou sinal público, crime ambiental e associação criminosa, podendo cumprir até 10 anos de prisão, se condenados.

As informações são do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Fonte: CGN

Foto: Divulgação PF

Mais lidas