Conecte-se Conosco

Pandemia

Percentual de mortes pela Covid-19 de idosos com mais de 70 anos cai após vacinação no Centro-Oeste

Publicado

em

A vacinação contra a Covid-19 teve início no dia 18 de janeiro no estado de Minas Gerais. Os primeiros públicos a serem imunizados foram os profissionais de saúde e os idosos. Desde então, o percentual de mortes causadas pela doença em idosos com 70 anos ou mais tem diminuído no Estado.

O mesmo cenário ocorre nas cidades do Centro-Oeste de Minas, onde também houve redução de óbitos de pessoas a partir de 70 anos após o início da imunização contra o coronavírus.

O dado foi observado em um comparativo feito entre a última quinzena de janeiro – que corresponde ao período de início da vacinação – e a última quinzena de abril. Os dados foram consultados no painel do coronavírus disponibilizado pela Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Até este domingo (16), Minas Gerais recebeu do Ministério da Saúde 8.919.810 doses de vacinas contra a Covid-19. Quase de 6 milhões de doses já foram aplicadas.

Macrorregião de saúde Oeste

Houve redução de quase 8 pontos porcentuais na representatividade dos idosos de 90 anos ou mais entre as mortes registradas na macrorregião Oeste. Os óbitos de pessoas nesta faixa etária representavam 12,1% do total de mortes na área em janeiro. No final de abril, passou a ser de 4,6%.

Entre os idosos de 80 a 89 anos, o índice passou de 25,2% para 10,4%. Em relação aos idosos entre 70 a 79 anos, não foi observada alteração significante. Nesta faixa, o percentual no fim de janeiro era 22,2% e no fim de abril foi 22,9%.

No entanto, a somatória final de todas as faixas de idade acima de 70 anos apresentou queda significativa saindo de 59,5% no fim de janeiro, para 37,9% no fim de abril.

Porcentagem de mortes causadas pela Covid-19 na faixa etária de maiores de 70 anos na macrorregião Oeste

Principais cidades

Além do levantamento em relação à macrorregião, o G1 também consultou dados do Estado que mostram a redução da porcentagem das mortes nas cidades do Centro-Oeste de MG.

Neste caso, foram somadas as faixas etárias de 90 anos ou mais, 80 a 89 anos e 70 a 79 anos. Novamente, o período analisado foi a segunda quinzena de janeiro e a segunda quinzena de abril.

Neste comparativo, foi possível observar que as cidades que mais se destacaram na queda de mortes de idosos com 70 anos ou mais foram Pará de Minas e Nova Serrana.

Em Pará de Minas, a redução foi de 63,7% para 30,4%. Já em Nova Serrana, 50% das vítimas em janeiro tinham mais de 70 anos; já no fim de abril, nenhum idoso acima de 70 anos morreu devido à Covid-19 na cidade.

Covid-19: mortes de idosos acima de 70 anos em cidades da região

Publicidade
Publicidade

Política