Conecte-se conosco

ANIMAIS

ONG Arca de Noé lança campanha Dezembro Verde, em combate ao abandono de animais

Avatar

Publicados

em

A republicação total ou parcial deste conteúdo é gratuita desde que citada a fonte com o link para o site do portal "opopularns.com.br" | A não citação da fonte com o link para o site implicará em medidas judiciais de acordo com a lei de direitos autorais 9610/98.

Em Nova Serrana, a Organização Não Governamental (ONG) Arca de Noé, lançou a campanha “Dezembro Verde”. A ação foi iniciada com o objetivo de promover a conscientização e enfrentamento ao abandono de animais no município.

Segundo informado pela Arca de Noé, “nos meses de dezembro a fevereiro o número de abandonos cresce no Brasil, sendo uma das principais motivações as viagens de férias”.

Dados divulgados pela ONG informam que alguns institutos mostram um aumento do número de abandonos de animais, de aproximadamente 70% em alguns municípios da país.

“Por essa razão a campanha Dezembro Verde foi criada, justamente para conscientizar as pessoas sobre a importância em combater o abandono de animais. Como principal objetivo diminuir número alarmante de abandonados”.

Conforme explicou a Arca de Noé, o fato de muitos viajarem é uma das principais causas de abandonos de pets no período entre os meses de dezembro e fevereiro.

“O fim de ano é sinônimo de comemoração e felicidade para muitos, mas também de tristeza para vários aumigos. Isso devido ao aumento dos abandonos de animais nessa época do ano. Infelizmente, muitos humanos decidem viajar sem pensar em seus animaizinhos e então fazem esse ato egoísta. Aumigos, responsabilidade não tira férias”!

Foi também apontado pelos membros da Arca de Noé, que “ter um animal é se dedicar em todos os momentos é uma amizade pra vida toda. Essa mesma reflexão serve para quem decide presentear com animais de estimação. A pessoa presenteada terá a responsabilidade total para alimentar, cuidar da saúde, dar carinho e qualidade de vida ao animal? Lembre-se: um animal não é um brinquedo! É uma vida”!

A legislação brasileira determina que o abandono de qualquer espécie de animal configura crime de acordo com a Lei Federal nº 9.605/98, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. A pena para a infração é de três meses a um ano de detenção e multa, sendo aumentada de um sexto a um terço caso ocorra à morte do animal.

Vale também ressaltar que os crimes de maus-tratos de animais, inclusive o abandono, podem ser denunciados para a Polícia Militar (PM) pelo 190, Disque Denúncia Unificado (DDU) 181 e também Ibama, por meio da Linha Verde, 0800-61-8080.

Por fim os membros da ONG ainda ressaltam que “é indicado que o denunciante tenha registros fotográficos ou de vídeo dos atos cometidos pelo infrator”.

Mais lidas