Conecte-se conosco

Editorial

O Popular diário de Nova Serrana

Publicados

em

Minas Gerais é um dos maiores estados do país, em território somos o maior do sudeste, mas no que se refere ao número de municípios somos o maior do Brasil.

Temos ao todo 853 municípios, nosso povo está muito bem espalhado nos quatro cantos mineiros, e por aqui encontramos vários tipos de vegetação, de clima, de cultura.

Em um estado tão amplo o trânsito de informação é mais que necessário e claro, as notícias e acontecimentos devem ser repassadas por uma imprensa que atua com a tradição mineira em todos os segmentos, econômico, político, social, esportivo, etc.

O fato é que menos de 10% das cidades mineiras contam com um jornal diário. Ou seja, as notícias e acontecimentos são repassadas à população com uma periodicidade mais limitada.

Menos de 80 cidades de nosso estado contam com a imprensa escrita diária, e devido a esse Popular, Nova Serrana é uma delas.

Produzir um jornal diário é mais do que um desejo, é uma missão, é um desafio que coloca em nossos caminhos percalços que dão trabalho, e somente quem é comprometido com a notícia, com a população e com a paixão pelo jornalismo é capaz de encarar essa parada.

Quando pensamos em uma cidade do interior, como Nova Serrana, que é conhecida por suas ações industriais, esse desafio se torna ainda mais difícil, afinal, temos que buscar diariamente fatos, informações, notícias que gerem interesse dos leitores, e que tenham relevância social, contudo não é todos os dias que isso ocorre.

Os desafios são também comerciais, afinal, as despesas de um jornal semanal são de quatro tiragens por mês, cinco no máximo, em meses maiores como o de agosto, porém, nós temos a missão de entregar, impresso, 20 edições mensais.

O jornal diário ainda tem que se adaptar aos meios, e no nosso caso, implementamos o nosso portal de notícia, que amplia a acessibilidade das notícias, agilidade e claro, cumpre o papel de dar informação, em tempo mais próximo a disseminação de fatos ocorridas pelas redes sociais.

Mas a responsabilidade de colocar um fato de forma oficial pela imprensa, gera maior credibilidade aos jornais impressos e on line, como acontece com esse Popular, o que torna nossa missão ainda mais intensa, afinal, se está no jornal é verdade.

O jornal diário também tem que ser atrativo, tem que gerar na população o desejo de ler e ter conhecimento do que acontece em nossa comunidade. Este desafio, no entanto é sem dúvida um dos mais difíceis de ser superados, afinal, vivemos em uma sociedade em que os hábitos de leitura são cada vez mais limitados.

No nosso caso temos ainda um agravante, esse Popular carrega o compromisso de noticiar fatos políticos. Alguns que se dizem imprensa, mas não sabem onde começa e termina essa brincadeira, nos chamam de sensacionalistas, apesar de não saberem de fato o que significa essa palavra.

Para repassar e noticiar fatos políticos e gerar na população o interesse quanto aos fatos é necessário que seja exposto os impactos que cada fato político tem diretamente na vida de cada um.

Assim temos que expor de forma chamativa e mostrar para o zé da padaria, para a dona Maria que está em casa, para o Joãozinho que está apenas querendo fazer 18 anos para tirar sua carteira e dar umas voltas com alguns beijos nas meninas, que o projeto aprovado na câmara e vetado pelo prefeito faz diferença na vida dele.

Temos a missão de fazer com que os desinteressados entendam que existe sim um atrito entre executivo e legislativo e que isso caba resvalando de forma positiva e negativa em suas condições de vida.

Como um dos diários presentes em 80 cidades mineiras, carregamos o desafio de informar a você todos os dias de forma popular. E assim esse Popular se consolida a ponto de ser um veículo respeitado pela IMPRENSA de Minas Gerais.

Nosso martírio está baseado no prazer de cumprirmos todos os dias da semana a mesma rotina de trabalho, de apuração, de produção, de publicação, de informação para com a população.

Apesar de ser difícil, de ser um desafio e em muitos momentos sacrificante, o prazer de cumprir nossa missão encobre todas as limitações. Nossas folgas são discutindo e apurando informações, nosso descanso é pensando na próxima edição e nosso vitória e perceber que dia a dia, temos cumprido o nosso papel como o Popular diário de Nova Serrana.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas