Conecte-se conosco

Colunistas

O poder do Foco

Dênio Benfica

Publicados

em

Ter FOCO é um ponto fundamental para alcançar metas e objetivos, seja no trabalho, nos estudos, na vida pessoal, nos relacionamentos e para adquirir qualidade de vida. Pois, o FOCO é uma das habilidades mentais mais importantes de serem desenvolvidas pelas pessoas e profissionais. Onde se foca expande, onde se foca gera resultados e poder. Para ter foco é preciso ter consciência, estratégia e treino. Assim como um músculo, quanto mais for exercitado o foco, maior vai ser a sua força, capacidade e resistência.

Mas afinal, o que é FOCO? Capacidade que o ser humano tem de manter sua atenção e direcionar sua energia para uma única coisa, tarefa ou atividade por vez. FOCO é fazer uma escolha e renunciar todas as outras opções. FOCO é fazer o que precisa ser feito no momento em que precisa ser feito. FOCO também é saber dizer não. Como anda seu poder de ter FOCO para realizar seus afazeres?

E para você que me acompanha, quero te proporcionar algumas dicas de como potencializar seu FOCO. Se liga nas dicas abaixo:

Organize-se: seja no ambiente de trabalho ou no ambiente pessoal, ter um ambiente limpo e organizado favorece muito o desenvolvimento do FOCO. Estar organizado mentalmente e feliz consigo mesmo também ajuda muito. Remova qualquer pensamento, qualquer objeto que possa distraí-lo e que não seja relevante para executar aquela sua tarefa do momento.

Faça uma lista e priorize: liste todas as tarefas e atividades que você precisa fazer, seja no dia, na semana ou se possível até mesmo do mês. Identifique e separe os itens por prioridades e importância. A medida que você for executando, vá riscando e eliminando de sua lista.

Execute uma tarefa por vez: é impossível ter FOCO executando mais de uma atividade ao mesmo, escolha sua única tarefa de acordo com sua lista de atividades e prioridade, se concentre em fazer o seu melhor até conseguir concluir. É como se você possuísse uma lupa e convergisse vários raios de sol para um único ponto, esses raios de sol direcionados para um mesmo ponto tem uma energia maior e são capazes de produzir uma fogueira ou até queimar a nossa mão. FOCO é podermos fazer isso com a nossa energia, direciona-la e concentra-la para um único ponto. Obter melhor resultados de forma rápida e assertiva.

Criar um ambiente favorável: todos nós temos um ambiente onde nos sentimentos mais confiantes e confortáveis, um ambiente onde consiga exercitar e potencializar meu poder de ter FOCO e não ser interrompido.

Evite distrações: essa parece claro, mas poucas pessoas fazem. Quem nunca foi interrompido por colegas de trabalho para fazer fofoca, para conversas paralelas, quem nunca foi interrompido por ligações desnecessárias, quem nunca interrompeu seus afazeres devido uma notificação de redes sociais, alertas de e-mail e vários outros fatores de distrações que somos bombardeados dia a dia. Se preciso ter FOCO para executar uma atividade, é necessário evitar esse tipo de distração. Tem coisas que podem esperar e devemos ter essa consciência. Se vou realizar algo importante, desativo notificações ou se possível nem deixo meu celular perto de mim, pois apenas a presença física dele já nos tira o FOCO. Importante usar os recursos que a tecnologia nos proporciona. Habilite respostas automáticas em e-mails, em ligações, em redes sociais e não seja interrompido. Aumente sua produtividade e assertividade.

Aprenda a dizer não: destaco nesse ponto a palavra “aprender”, pois quando consigo saber a dizer não para o que precisa ser dito não, consigo focar mais no que precisa ser feito. Temos o péssimo hábito de achar que somos os salvadores do mundo. Queremos fazer tudo que nos pedem e muitas vezes tem pessoas que se aproveitam da situação e vão acumulando suas tarefas para nos executemos e se nos aceitamos, as nossas próprias tarefas começam a se acumular. Pergunto a você. Quem irá executar suas tarefas?

Foque no que você é bom: qual atividade você executa com maestria? Qual atividade você reconhecido em fazer bem feito? Mantenha o FOCO no que você faz de melhor e delegue tudo que pode ser feito por outras pessoas.

Tão importante quanto saber ter FOCO, também é saber o que tem tirado seu FOCO. Você consegue identificar o que tem tirado seu FOCO? Faça reflexões ao longo do dia e tente identificar esses vilões que estão tirando sua concentração. Produza mais, seja mais assertivo e acabativo, gere melhores resultados e tenha um excelente poder de focar no que precisa ser feito!

DÊNIO BENFICA é Administrador, MBA Controladoria e Auditoria, Pós Graduado em Engenharia de Produção, Coaching de Alta Performance e Desenvolvimento de Carreiras

Continue Lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas