Conecte-se conosco

Copasa

Nova Serrana com falta de água, prefeito estima normalidade somente para próxima quarta-feira, e diz que novo processo licitatório esta em andamento

Publicados

em

Desde a última quinta-feira (02/12), o município de Nova Serrana segue vivenciando problemas com a interrupção do fornecimento de água no município. Após as fortes chuvas causarem a queda do fornecimento de energia na estação de tratamento e fornecimento de água da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).


Com a interrupção o fornecimento de água em todo o município foi esgotado, e mesmo com o retorno do fornecimento, ocorrendo gradativamente a partir ainda da última sexta-feira (03), segundo o prefeito de Nova Serrana, Euzebio Lago, a cidade deve sofrer as consequências do desabastecimento até a próxima quarta-feira (08).

Em entrevista concedida no último sábado, o Euzebio Lago, previu que “o recalque que vai dar com o desabastecimento de toda a rede, que vai esvaziar tudo, isso vai dar praticamente até a próxima quarta-feira com problemas de desabastecimento”.

Ao ser questionado sobre a retirada de um gerador da estação de fornecimento de água, o prefeito também deixou claro que o desabastecimento se deu por irresponsabilidade da Copasa, e ainda, reiterou que o contrato com a estatal está suspenso e uma nova licitação, para uma prestadora de serviço de saneamento e fornecimento de água para Nova Serrana, está em andamento.

Por irresponsabilidade da Copasa, não tem outra explicação, é bom deixar claro que o município fez o seu papel, o contrato com a Copasa esta nulo de direito, nós já estamos preparando, o plano municipal de saneamento foi aprovado nesta semana (terça-feira 30/11) na Câmara Municipal, estamos preparando um edital licitatório, onde uma outra empresa, ou até a Copasa poderá participar, porém, do jeito que o serviço tem que ser prestado pelas exigências do município”.

Em nota encaminhada pela administração foi reiterado pelo executivo que o município está em alerta com possibilidades de tempestade desde o início da última semana, e ratificou o posicionamento de irresponsabilidade por parte da Copasa, quanto a retirada do gerador da estação de tratamento.

Confira a nota do executivo municipal.

O governo municipal está mobilizado desde o início da última semana com o alerta de tempestade emitido pelo órgão meteorológico.

A falta de energia elétrica por parte da Cemig, na região da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Copasa, às margens do rio Pará, prejudicou a captação, tratamento e distribuição de água. Com a situação da falta de energia tivemos conhecimento que o gerador que exigimos da Copasa na ETA, para casos de emergência, foi retirado do local de forma irresponsável. O sistema ficou horas sem funcionar.

Reiteramos que continua em andamento o processo de licitação para os serviços de captação e tratamento de água no município, com a anulação do atual contrato com a Copasa. A empresa continua responsável pelo abastecimento até uma nova empresa assumir. Com a aprovação do Plano Municipal Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e de Saneamento Básico de Nova Serrana, no último dia 30 de novembro, pela Câmara Municipal, seguem as providências para a referida licitação. Em 2022, teremos uma nova empresa nos serviços de água e esgoto em Nova Serrana.

Copasa

Em nota encaminhada ainda na sexta-feira (03/11), a Copasa informou na ocasião, que o fornecimento de água aconteceria de forma gradativa, a partir de sábado e domingo, dias 04 e 05 de dezembro, respectivamente.

Confira a nota na integra:

A Copasa reitera que técnicos da Companhia estão trabalhando durante todo o dia de hoje (03/12) no sentido de buscar alternativas para resolver os problemas que afetaram o abastecimento de água de Nova Serrana, em função da forte chuva de ontem (02/12).

A Companhia volta a afirmar que está em contato com a concessionária de energia elétrica desde a madrugada desta sexta-feira (03/12), e que a previsão informada é que o restabelecimento da energia na Estação de Tratamento de Água do Rio Pará, em Nova Serrana, seria até às 18 horas desta sexta-feira (03/12).

 

A previsão da Copasa é que assim que a energia elétrica for restabelecida, o sistema de abastecimento começa a ser retomado neste sábado e domingo. Não procede outra informação.

Quanto aos caminhões-pipa eles estão sendo usados neste momento pra abastecer o público prioritário nas situações emergenciais, que são os hospitais, creches, asilos. Os caminhões- pipa também serão utilizados no abastecimento dos reservatórios de forma a agilizar ainda mais a retomada do sistema.

Mais lidas