Conecte-se conosco

Esportes

Nova Serrana sediará Taça BH de Futebol Junior 2018

Publicados

em

Secretário municipal de Esportes anuncia oficialmente Nova Serrana como sede da Taça BH de Futebol Junior, dá detalhes da competição e fala sobre vários projetos esportivos para o segundo semestre

Nova Serrana a capital do calçado esportivo terá um segundo semestre cheio de ações e promoções esportivas. Essa é a afirmação do secretário Municipal de Esportes, Guilherme Bueno, que em uma entrevista exclusiva a este Popular deu detalhes sobre a Taça BH de Futebol Junior que começa já no mês de julho e falou sobre o apoio a outras modalidades esportivas na cidade.

Jornal O Popular (OP) – Guilherme, vamos começar nossa entrevista falando sobre o futebol já que estamos em plena Copa do Mundo. Afinal, são verídicas as informações de que Nova Serrana será novamente sede da Taça BH de Futebol Junior?

Guilherme Bueno (GB) – Bom, pela quinta vez a cidade será sim sede da competição. Na época do Nacional foram três anos onde o município participava como sede da competição tendo que arcar, como contra partida, com o custo de alimentação e hospedagem das equipes alojadas no município. Em 2017 através de parceria que realizamos com a Federação Mineira de Futebol (FMF) o município sediou a competição até as semifinais, porém sem custo algum, e esse ano, seremos pela quinta vez sede através de parceria com o Atlético Serranense onde também teremos custo para o município, porém teremos uma equipe participando da competição.

 (OP) – Já é possível adiantar quais equipes estarão em Nova Serrana?

 (GB) – Sim podemos também afirmar que a cidade estará em destaque na competição, tendo em vista que teremos três das maiores formadoras de atletas locadas em nossa cidade. Nesta edição da competição receberemos quatro equipes, estarão em Nova Serrana, o Corinthians de São Paulo, o Vitória da Bahia, o Curitiba do Paraná além é claro do time de nossa cidade o Atlético Serranense.

 (OP) – A seu ver com relação a competição quais são os ganhos para a cidade?

 (GB) – A Taça BH não movimenta somente o esporte, mas o comércio, o turismo, rede hoteleira além da transmissão que será feita para todo o Brasil expondo a marca de nossa cidade. Ao todo a competição terá 40 times, e Nova Serrana será a única cidade do Centro-Oeste a sediar a competição.

 (OP) – Já tem data e horário para o início da competição?

 (GB) – Sim, conforme a tabela da competição os jogos começam no dia 17 de julho, as partidas em Nova Serrana acontecerão as 18h e às 21h, já no dia 17. Vale lembrar que via prefeitura não há nenhuma despesa com a competição, todo o investimento está sendo feito pelo Atlético Serranense através de parcerias com empresários da cidade. A parceria entre Serranense e o município tem sido muito benéfica para a cidade, o trabalho que vem sendo feito com a cidade no esporte de base, o trabalho que estão realizando na arena é excepcional.

 (OP) – Mas para o segundo semestre existem outros projetos quanto ao futebol primeiramente voltado para o esporte profissional?

 (GB) – Bom, em primeira mão queremos dizer que estivemos com a Diretoria do Atlético Mineiro que esteve aqui em Nova Serrana na última semana. Estiveram no município o Marques e o Anísio. O atlético tem interesse de mandar os jogos das categorias de base nas competições nacionais em Nova Serrana. Tivemos um primeiro contato pessoal e conforme conversado eles estarão retornando dentro de 15 dias para tentarmos bater o martelo quanto a essa parceria.

(OP) – O futebol profissional está caminhando, agora quanto ao futebol amador; a situação da Liga dos Desportos foi resolvida; como anda o convênio do município com o futebol amador?

(GB) – Quanto a isso quero até agradecer a abordagem do jornal na ocasião, foi uma matéria esclarecedora, com o posicionamento das duas instituições. Bom, sim a prefeitura renovou a parceria com a Liga dos Desportos. Temos que ressaltar a renovação da parceria, sendo que a prestação de contas foi aprovada pelo corpo técnico da prefeitura o que tornou viável a renovação do convênio. Assim o futebol amador será muito valorizado, com a prefeitura sendo patrocinadora das competições da primeira e segunda divisão do campeonato amador de futebol, que deve começar em meados de agosto.

(OP) – Qual a participação da prefeitura nessas competições?

(GB) – A prefeitura é patrocinadora do serviço de arbitragem de toda a competição, premiação com troféus e medalhas, além da manutenção dos campos que é feita pela administração periodicamente. Mas não é só isso, temos ainda apoiado todas as categorias de base do futebol municipal, com transporte para as competições em que participam e no segundo semestre esse apoio será mantido.

(OP) – Bom muitos dizem que a Nova Serrana tem apenas futebol amador, outras modalidades tem recebido incentivos?

(GB) – Depois de 20 anos, Nova Serrana está disputando novamente as competições de futsal no estado, nas categorias sub 11, sub 13 e sub 20, lembrando que o sub 11 disputou esse mês a final do primeiro turno contra o Cruzeiro em BH sendo vice campeã. Nossa equipe sub 20 bateu recentemente o Minas Tênis em BH e temos desenvolvido um projeto que é solido.

(OP) – Mas saindo do futebol, o que tem sido feito Guilherme; o que a cidade tem de esporte para o segundo semestre?

(GB) – Não somente para o segundo semestre mas já com início nessa semana temos a etapa Regional do Jogos Estudantis de Minas Gerais (JEMG), nossa delegação está na terceira fase dos jogos que acontecem nessa semana na cidade de Arcos. Lá estamos sendo representados pelo basquete feminino e vôlei masculino 15 a 17 anos. As competições começaram nesta terça-feira e se estendem até o próximo sábado. Para se ter uma ideia da abrangência dessa competição são mais de 60 cidades participando com mais de 4 mil atletas somente nessa etapa. Se obtivermos a vitória estaremos classificados para a fase nacional.

(OP) – A cidade terá mais alguma equipe participando em alguma competição que não seja municipal nesse segundo semestre?

(GB) – Temos sim, uma grata novidade para o esporte de Nova Serrana, os Forgeds, equipe de Futebol Americano da cidade estarão na próxima semana, no dia 07 de julho estreando em sua primeira Participação na Liga Nacional. O time obteve uma campanha fantástica no Campeonato Mineiro onde terminaram em 3º lugar em sua primeira competição na elite do esporte em Minas. Quanto a esse projeto que já nasceu vencedor o município é parceiro com o fornecimento de campos para os treinos, apoio nas viagens e competições e no que pudermos auxiliar para o desenvolvimento do esporte vamos fazer, inclusive pensando em inserir posteriormente o projeto junto ao Nova Serrana Olímpica.

(OP) – Fale-nos sobre Nova Serrana Olímpica?

(GB) – Nova Serrana Olímpica é um programa estruturador da secretaria de esporte que atende a sete modalidades esportivas. Hoje o projeto conta com as modalidades de basquete, futsal, futebol de campo, handebol, natação, jiu-jtsu e vôlei de quadra. Atualmente atendemos em torno de 1.500 crianças com o projeto, mas nosso objetivo é ampliar essa ação, por isso estamos nos estruturando e reformulando o esporte de base na cidade. Nossa meta é atender pelo menos 3 mil crianças, levando a iniciativa para todos os bairros, apesar da amplitude de Nova Serrana nossas metas também são ousadas.

(OP) – Interessante o projeto, mas tudo isso será feito com recursos do município?

(GB) – Estamos na busca de recursos através de iniciativas e ainda queremos a inserção quanto a lei de incentivo ao esporte. Por exemplo, o governo de Minas abriu o edital número 01/2018 depois que o skate se tornou esporte olímpico, para viabilizar a construção de pistas em todo o Estado. Assim temos interesse em buscar esses recursos e já temos marcados duas reuniões com empresas especialistas na lei, vamos buscar dar start nas iniciativas para buscar esses recursos para construirmos uma pista de skate profissional, no valor de até 271 mil pela lei. Vamos buscar recursos em todos os lugares e com a inserção na lei de incentivo ao esporte podemos ampliar nossas ações. Vale lembrar que a lei estadual de incentivo não é sobre o Imposto de Renda (IR) e sim sobre o ICMS, assim pessoas físicas podem doar até 1% de sua carga tributária e as pessoas jurídicas 6%.

(OP) – Bom os projetos são muitos, assim sendo deixe suas considerações finais para os leitores de nosso jornal e para a população de Nova Serrana.

(GB) – Sabemos que temos uma cidade de dimensões e esportes variados. Sabemos que o trabalho não é fácil, mas temos a convicção de que nunca se fez tanto pelo esporte em Nova Serrana, e isso nas mais variadas modalidades. Hoje temos orgulho de dizer que a administração municipal é apoiadora do esporte sem priorizar uma modalidade em especifico, valorizamos todas as modalidades, a prova disso que só para o skate já reformamos e reinauguramos dois espaços na cidade. Apoiar o esporte em sua amplitude foi o objetivo quando fui chamado e estamos satisfeitos pelo trabalho nestes 18 meses, estamos satisfeitos por estamos cumprindo esse papel para com o esporte da cidade.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas