Nova Serrana
Nova Serrana entra no alvo da PF em operação contra garimpo ilegal em Minas Gerais
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (18), a Operação Picareta, que desmontou um esquema de extração ilegal de cristais de quartzo no Centro-Oeste de Minas Gerais. A ação alcançou sete cidades do estado, incluindo Nova Serrana, onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão relacionados ao grupo investigado.
Ao todo, os agentes cumpriram 14 mandados de busca e apreensão em uma empresa e residências localizadas em Arcos, Corinto, Curvelo, Diamantina, Nova Serrana, São Lourenço e Teófilo Otoni.
🎯 Medidas judiciais
A Justiça Federal autorizou 17 medidas cautelares contra 14 investigados e três empresas, entre elas:
-
Suspensão das atividades ligadas ao comércio de minerais
-
Bloqueio de acesso a áreas usadas para garimpo
-
Proibição de contato entre os investigados durante a apuração
🔎 Estrutura do esquema
Segundo a Polícia Federal, o grupo mantinha uma operação estruturada, que incluía:
-
Transporte, hospedagem e pagamento de garimpeiros
-
Locação de áreas rurais por proprietários para garimpos clandestinos
-
Uso de armas de fogo para controlar trabalhadores e a produção
-
Indícios de trabalho análogo à escravidão
⚖️ Crimes investigados
Os suspeitos podem responder por:
-
Associação criminosa qualificada
-
Usurpação de bens da União
-
Crimes ambientais
-
Comércio ilegal de minerais
-
Receptação
-
Redução à condição análoga à escravidão
-
Porte ilegal de arma de fogo
-
Falsificação e uso de documentos falsos
A Polícia Federal segue investigando os compradores e financiadores do esquema de garimpo ilegal que abastecia o mercado clandestino de cristais de quartzo



