Conecte-se conosco

Geral

Nova serrana: a 37ª em qualidade de vida

Publicados

em

Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) baseado em 2016 é publicado e Nova Serrana tem índice de qualidade de vida apenas moderado

O prefeito de Nova Serrana, Euzebio Lago tem constantemente apontado em seus discursos que o a função da administração municipal é proporcionar qualidade de vida para a população. E pelo que expõe o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), o chefe do executivo ainda terá muito trabalho.

Segundo a publicação da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) que realiza o levantamento de desenvolvimento municipal em todo o território nacional, Nova Serrana obteve o índice 0,7997 de desenvolvimento, o que coloca a cidade em nível moderado de desenvolvimento e posicionada como 37ª cidade de Minas Gerais em qualidade de vida.

O estudo publicado no site da federação leva em consideração os dados colhidos no ano de 2016, ou seja, anteriores a atual gestão, contudo apontam carências sociais que necessitam de ações e investimentos por parte da atual gestão, caso queria mudar o cenário vivenciado no município.

Dados Firjan

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde.

Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Os dados apontados pelo estudo variam de zero (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.

Em Nova Serrana a cidade que é considerada uma das maiores geradoras de emprego no Estado, a geração de empregos em 2016 foi o principal fator que colocou o município abaixo do índice considerado elevado.

Segundo o Firjan, a cidade obteve índice 0,7469 no que tange a geração de emprego, e segundo o atual prefeito esse fator vem sendo observado e novas políticas tem sido desenvolvidas. “Entendemos que a nossa economia necessita de maior equilíbrio então na  próxima semana estaremos indo a Santa Rita do Sapucai, essa região virou como um Vale do Silício no que se refere a tecnologia. Queremos atrair novos investimentos para que possamos incentivar a indústria no cinturão calçadista mas também em outros segmentos e assim vamos  equilibrar a economia, incentivando o desenvolvimento da indústria calçadistas mas também trazendo outras atividades que possam equilibrar o mercado e proporcionar mais emprego e renda em nossa cidade”, pontuou Euzebio Lago.

Saúde e educação

O índice apontou ainda que Nova Serrana obteve alto índice no tocante a saúde e educação, sendo a cidade foi avaliada com 0,8111 e 0,8410 respectivamente.

Contudo, no tocante aos três setores a cidade teve um dos piores desenvolvimentos da região ficando aquém de municípios do Centro-Oeste Mineiro, como Lagoa da prata, Formiga, Perdigão, Pará de Minas, Bom Despacho, Divinópolis entre outros.

Diante dos dados o prefeito acredita que esses números serão mudados, uma vez que a cidade tem obtido nesta gestão investimentos e atenção específica para essas duas áreas, que são, diante da análise da gestão, os setores com melhor desenvolvimento.

Seguindo nessa visão o prefeito apontou investimentos que tem um impacto direto na educação.  “Temos investido e feito melhorias significativas na educação e na saúde. De 2016 para temos implantado na atual gestão, por exemplo, as escolas em tempo integral, atualmente são 13 infantis e 5 de ensino fundamental, nós investimos ainda na educação em rede, construímos 20 novas salas de aula e estamos com duas escolas sendo construídas no Capão e no bairro Cidade Nova. Temos convicção que na educação temos evoluído na qualidade do ensino e oferta de vagas”, ponderou o prefeito.

O prefeito reforçou ainda que a expectativa é a mesma para a saúde, uma vez que mudanças relevantes no cenário municipal vêm acontecendo desde 2017. “Na saúde temos a abertura da cidade para a saúde. Hoje temos projetos e desenvolvimento tanto no setor privado da saúde quanto no que tange a saúde publica. Há muito tempo o setor privado não queria investir em Nova Serrana, hoje conseguimos parcerias que trouxeram um hospital de alta complexidade que está em plena construção, e isso sem falar da municipalização da saúde e de Parcerias Público Privadas que culminam em situação como o Hospital Dia que em breve será inaugurado. Entendemos que se o poder publico não pode resolver tudo o poder privado tem que ser incentivado e nossa saúde tem evoluído no que tange a esse contexto”. Ponderou o prefeito.

Atuação do poder público

Por fim o prefeito pontuou que em um cenário limitado como tem sido vivenciado pelas cidades mineiras encontrar formas de incentivar o desenvolvimento é o fator central a ser trabalhado pelas administrações.

Euzebio reforçou o seu compromisso com o município pontuando que seu trabalho à frente de Nova Serrana é de promover a qualidade de vida que a população carece. “Diante desse índice com base até 2016 a nossa preocupação sempre foi essa de promover qualidade de vida para a população. O poder público é diferente do privado, as indústrias buscam renda, nós a incentivamos pela geração de emprego e claro, temos como compromisso que levar qualidade de vida a população. Temos nesse viés três pilares em Nova Serrana além da geração de emprego que são saúde, educação e segurança, acreditamos que temos nos comprometido com esses setores e esperamos que nossa cidade tenha reconhecido e elevado os índices de qualidade de vida, pois esse é nosso grande objetivo e compromisso com a população”. Finalizou o prefeito.

Confira tabela com os principais municípios do Centro-Oeste Mineiro

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Copyright © 2018 Ineo Sistemas